Sonda Utilities lança sua oferta de Smart Grid

De olho no potencial trazido pelas redes inteligentes às concessionárias de energia elétrica, Divisão de Utilities da Sonda IT apresenta seu primeiro projeto desenvolvido junto a Elektro

A adoção do conceito de Smart Grid, ou redes inteligentes, passou a ser um dos alvos das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das companhias distribuidoras de energia elétrica. A frente ganha ainda mais força quando a melhoria operacional atende às duas pontas: concessionárias e clientes. A tecnologia desenvolvida para a implementação de medidores inteligentes ainda é muito cara no Brasil para aplicar massivamente, mas a grande maioria das companhias do setor tem desenvolvido projetos pilotos para popularizar este modelo.

A Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, que atua no interior de São Paulo, tratou a adoção da rede inteligente de forma diferente. Ao invés de optar por uma amostra, modo mais comum de adoção entre as concessionárias, ela decidiu investir na aplicação deste conceito em uma cidade inteira. O projeto consiste em substituir todos os medidores eletromecânicos das residências de São Luiz do Paraitinga, município que concentra 5,5 mil habitantes, por medidores digitais inteligentes, que passam a funcionar a partir de março de 2015.

A iniciativa contou com o apoio da Divisão de Utilities da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, que lança junto a este projeto a sua oferta de Smart Grid, que nasce homologada por uma referência no setor de energia elétrica. A integradora trabalhou junto a Elektro em mais de seis mil horas de desenvolvimento para adequar suas soluções CS (Commercial Solution) e MS (Mobile Solution), tornando-as aderentes a uma rede inteligente.

Na prática, os sistemas da Sonda transmitem dados referentes ao processamento das informações de cadastro, leitura, medição, faturamento, arrecadação e cobrança, passando também pela gestão de serviços de campo, tanto técnico como comercial, a partir da utilização de tecnologias móveis. “O diferencial da Sonda Utilities envolve seus sistemas CS e MS, que estão aptos para o atendimento de modernas estruturas, prerrogativa que os fazem capazes de comportar as soluções de Smart Grid”, comenta Antonio Camilo Zago, gerente de projeto Elektro responsável pela customização dos sistema CS e MS.

De acordo com Daniel Picchi, engenheiro de Medição e Tecnologia da Elektro, o laboratório desenvolvido na cidade de São Luiz do Paraitinga servirá como modelo de referência para a Elektro expandir o projeto para outras regiões do País. “Como se trata de uma frente da área de Pesquisa e Desenvolvimento, o objetivo é aplicar as diversas tecnologias existentes no mercado, adaptando os processos internos, e criar um modelo de referência sobre os benefícios das Smart Grid e como poderá ser feita a sua expansão em áreas de concessão similares às encontradas na Elektro”, relata Picchi, que também revelou que serão investidos R$ 18 milhões até maio de 2015, data prevista para a finalização do projeto.

As expectativas da distribuidora ficam por conta do relacionamento mais próximo que terá com o consumidor, pois um dos fatores da iniciativa é que o cliente passará a ter acesso ao seu consumo de forma mais detalhada. O canal será por meio de um portal de informação disponível na internet e também através de totens espalhados pela cidade. Em ambas opções o munícipe consultará seu consumo ocorrido de hora em hora, cadastrará sua meta de uso, que irá gerar um alerta quando estiver próximo do seu limite, recebendo inclusive orientações sobre como é possível economizar energia para não exceder seu propósito. Além disso, o portal simula a tarifa branca, que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário de uso.

A questão da sustentabilidade também é englobada na iniciativa com as casas selecionadas para gerarem energia por meio de painéis solares. A ideia é gerar energia para obter desconto em sua fatura mensal.

Os ganhos também envolvem o processo de manutenção da rede elétrica. O medidor inteligente reporta dados sobre a queda de energia e a concessionária recebe a informação antes do cliente entrar em contato através da CRC (Central de Relacionamento com o Cliente). Dessa forma, a Elektro consegue reestabelecer o fornecimento com mais rapidez e detectar o problema para uma manutenção preventiva. Outro benefício subsidiado pelo sistema é a acuracidade dos dados do cliente, o que evita qualquer tentativa de fraude, um problema unanime entre as distribuidoras de energia.

Ao passo que a Sonda já conta com um projeto de referência em Smart Grid, desenvolvido junto a Elektro, o intuito é levar ao mercado uma proposta de ponta a ponta, integrando as soluções especialistas para o setor de energia, fornecidas pela Divisão de Utilities, ao portfólio da integradora, que contempla ofertas voltadas a plataformas - tais como as tecnologias da Cisco, que provê redes de integração de operações e comunicação - assim como toda a estrutura de serviços de TI para suportar as demandas de um projeto deste porte.

De acordo com Rivaldo Ferreira, diretor executivo da Divisão de Utilities da Sonda, a expectativa é ampliar esta experiência para outras distribuidoras de energia e embarcar na oferta toda a tecnologia disponibilizada pela integradora. “O mercado está numa fase de transição na adoção das tecnologias de Smart Grid, projetos mais abrangentes começam a sair do papel e o compromisso da Sonda Utilities é acompanhar esta transição e suportar seus clientes com soluções flexíveis e robustas. Estimamos que, nos próximos anos, boa parte de nossas receitas da divisão virão de projetos nesta área”, finaliza Ferreira.


Sobre a Sonda Utilities (www.sondautilities.com.br)
A Sonda Utilities é uma Divisão do Grupo Sonda voltada aos segmentos de energia elétrica, saneamento e gás. Focada no desenvolvimento e implementação de soluções que beneficiam milhões de pessoas em todas as regiões do País, seus serviços carregam uma grande expertise em processos de negócios de companhias de energia elétrica, setor no qual detém a liderança absoluta no fornecimento de soluções de gestão comercial, detendo um market-share de 25%.

Atuante no mercado desde 1990 e reconhecida por ser a única fornecedora a levar ao mercado multi-utilities uma oferta completa, o objetivo da Sonda Utilities é dinamizar o atendimento com propostas que envolvem os sistemas de gestão comercial, técnica e de mobilidade, trazidos do legado de utilities, junto às frentes de plataformas, serviços de TI e aplicativos fiscais e de gestão, que fazem parte do portfólio da Sonda IT.