por Rodrigo Recchia*
O
Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados de Desempenho podem ser
definidos como uma metodologia para garantir a execução bem sucedida das ações
idealizadas pela empresa, que estão diretamente ligadas à sua estratégia. Logo,
trata-se de uma ferramenta para difundir e garantir o comprometimento dos
colaboradores, integrando-os com as metas da organização.
Mas,
apesar de unir estratégias e ações, qual é a sua principal importância? O BSC
promove o monitoramento e controle das atividades em todos os setores de uma
empresa, favorecendo, assim, o planejamento, o alinhamento dos objetivos, da
comunicação e do feedback dentro de uma corporação.
Entre
as principais finalidades de uso da metodologia do BSC está a avaliação do
desempenho, a qual se pauta em indicadores para verificar se as estratégias
estão alinhadas aos resultados esperados, bem como promove ajustes e correções
ao plano de negócios da corporação, caso seja necessário.
No
entanto, cabe destacar que todos os benefícios obtidos com o uso da metodologia
de BSC só são possíveis se forem utilizados com o apoio de sistemas
informatizados. Assim, para a agilidade e a confiabilidade na mensuração e no
alinhamento dos resultados esperados pela empresa, é imprescindível a presença
de sistemas como Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource
Planning (ERP) e Warehouse Management Systems (WMS). Esses sistemas registrarão
os dados necessários para serem apurados e transformados em informações
valiosas na análise dos indicadores de resultados.
Como
a informação é a base do BSC, integrá-la é preciso. Mas diante de tal situação,
como é possível unir tais sistemas com as necessidades de informação do BSC e
distribuí-las para os usuários?
O
Business Intelligence (BI) é a melhor solução para possibilitar este tipo de
conexão, já que possui em sua gama de ferramentas todos os subsídios para que
um executivo tenha em mãos as informações necessárias para a tomada de decisão
e controle do andamento das metas traçadas pela empresa. Atualmente, o BI está
integrado na maioria dos sistemas informatizados para extrair de uma massa de
dados informações de forma consolidada e dinâmica.
Os
sistemas informatizados exclusivamente desenvolvidos para atender as
necessidades do BSC fatalmente utilizarão os conceitos de BI para o
fornecimento eficiente da informação. Já as ferramentas de BI, se forem
utilizadas isoladamente em projetos de BSC, não atenderão as necessidades do
projeto como um todo.
Para
que a implantação do BSC tenha sucesso e, consequentemente, qualidade, é
necessário que suas fontes de análise da informação sejam disponibilizadas de
maneira ágil e confiável para o usuário final. Por isso, a utilização de
ferramentas de BI é fundamental para a aplicação do BSC em uma organização,
sendo a forma mais adequada para disponibilizar os resultados obtidos pelas
análises.
Desse
modo, para destacar a funcionalidade desta metodologia, serão elencadas cinco
de suas principais características: alinhamento total da estratégia da empresa
com todos seus setores, melhor comunicação e agilidade da informação interna na
empresa, compartilhamento de informações analíticas com a utilização de
ferramentas de BI, definição clara de metas e resultados esperados em todos os
níveis da empresa, monitoramento e controle das atividades de toda a
organização.
Em
resumo, o BSC alinhado a outros softwares fornece todos os recursos necessários
para que os tomadores de decisão de uma empresa possam estar cientes das
atividades nela desenvolvidas, desde o nível tático, com o uso do ERP, até o
nível operacional, com a utilização de softwares como WMS.
*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do produto WMS Store
Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor
logístico