Concurso CODE_n: Grupo GFT leva robótica interativa para a CeBIT 2015

Quatro robôs fabricarão produtos de acordo com as especificações dos usuários

Na CeBIT deste ano, o tema do concurso CODE_n será a Internet das Coisas. O ponto central do evento será quatro grandes robôs industriais. Usuários de Internet em todo o mundo poderão acessar tais máquinas através do site www.robochop.com, no qual um aplicativo web 3D lhes permitirá projetar pequenos itens de mobília, que serão produzidos pelos próprios robôs durante a CeBIT e depois enviados para os usuários.
“A instalação robótica interativa dos designers Clemens Weisshaar e Reed Kram não é uma mera visão futurista, mas uma implementação totalmente funcional da Indústria 4.0. Em vez de apenas falar sobre a Internet das Coisas no CODE_n, vamos demonstrar claramente o quão avançada a interligação dos mundos físico e digital já se encontra", explica Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT e iniciador do CODE_n.
Com o auxílio de uma ferramenta de corte por fio quente com refriamento coaxial, o robô molda um cubo de poliestireno de acordo com as instruções do usuário. O cubo de 50x50x50cm pode ser transformado em qualquer coisa que o usuário tenha em mente - banquinho, mesa de café ou, até mesmo, um objeto abstrato.
O usuário desfruta de total liberdade criativa, pois o potencial e as limitações do sistema de produção foram deliberadamente considerados, incluindo todo o processo, que vai da interface do usuário pelo smartphone à cadeia logística de envio do produto físico ao usuário. Assim que o objeto é produzido, ele será enviado para o seu criador - em qualquer lugar do mundo.
De 16 a 20 de março de 2015, um total de 2 mil cubos serão processados na CeBIT, a maior feria de TI do mundo, que acontece em Hannover, na Alemanha. Os usuários de Internet serão capazes de acessar o aplicativo web ROBOCHOP e enviar seus projetos para a linha de produção do robô a partir de  quatro de março pelo site www.robochop.com.
Para o desenvolvimento da instalação robótica ROBOCHOP, o Grupo GFT incumbiu Clemens Weisshaar e Reed Kram, responsáveis pelos espetaculares efeitos visuais de Big Data do salão CODE_n do ano passado. ROBOCHOP já é o segundo projeto com robôs dos dois designers. Em 2010, a aclamanda instalação OUTRACE, na Trafalgar Square permitiu que usuários de internet em todo o mundo pudessem rastrear mensagens no céu de Londres, durante o London Design Festival. "Enquanto em 2010 o OUTRACE deu às pessoas o controle aos oito braços do robô para converter mensagens de texto em mídia digital, agora, cinco anos mais tarde, o ROBOCHOP permite-lhes criar objetos físicos", diz Clemens Weisshaar.
Os designers consideram a instalação como um marco na Indústria 4.0: em um futuro próximo, os consumidores serão capazes de acessar equipamentos de produção industrial diretamente. “O ROBOCHOP é uma instalação experimental em pleno funcionamento desenvolvida pelos dois designers - metade tecnologia de automação de ponta e metade sistema virtual – capaz de traduzir ideias tridimensionais em objetos físicos”, completa Marco Santos, Managing Director Latin America do Grupo GFT.

A instalação robótica é apoiada pelos parceiros do CODE_n: CeBIT, EY, Salesforce, Accenture (em cooperação com Smart Service Welt), EnBW, TRUMPF e KUKA.
ROBOCHOP: www.robochop.com e blog CODE_n