por Rodrigo Recchia
No
setor logístico, assim como em qualquer outro ramo de atividade, a
terceirização dos serviços está em crescente evolução e pode ser rentável ao
negócio da empresa, sendo aplicada tanto no controle do estoque quanto no
transporte e distribuição da mercadoria.
O
outsourcing, traduzido para o português como terceirização, atrai
principalmente as empresas em que seu core business não é a logística em si.
Logo, essas companhias não possuem também os equipamentos, softwares e
processos adequados para conduzir com qualidade a cadeia de suprimentos em sua
totalidade.
Os
operadores logísticos são os melhores exemplos que podemos citar, pois atuam
fortemente em parceria com empresas, nacionais ou multinacionais, das mais
diversas estruturas, tanto em tamanho como em abrangência territorial. Em geral,
os operadores logísticos têm o know-how necessário para oferecer um serviço de
qualidade, empregando alta tecnologia, informação, dinâmica à empresa
contratante, gestão adequada do estoque, com o mínimo de perdas possível,
acuracidade, cumprimento de prazos com o transporte através de entregas das
mais variadas formas e, muitas vezes, exclusividade nas suas operações para
atender a empresa contratante de forma satisfatória e eficaz.
A
vantagem para o operador logístico é que ele não fica preso a uma única
operação ou a uma limitada gama de produtos. Uma vez que ele possua espaço
físico e recursos para tal, o operador pode ficar aberto a vários depositantes
ao mesmo tempo, trabalhando com diferentes tipos de produto. Com a utilização
de softwares de gestão (WMS) disponíveis hoje no mercado, é possível gerenciar
vários depositantes em um mesmo armazém ou vários armazéns diferentes, de
maneira independente e segura, aproveitando assim a infraestrutura e os
recursos, sem perder o controle do que está sendo armazenado.
O
contrato entre operadores logísticos e seus clientes depositantes deve ser
claro e com estabelecimento de regras que beneficiam ambas as partes
envolvidas, no qual o ganha-ganha prevalece e a parceria se fortalece ao longo
dos anos. O contrato confere às duas partes a tranquilidade e o comprometimento
que o serviço será realizado com a qualidade e eficácia esperada.
A
prestação de serviços pelos Operadores Logísticos, com seus Centros de
Distribuição devidamente preparados para atender a demanda, muitas vezes, é a
forma que a empresa depositante da mercadoria utiliza para viabilizar seu
negócio em regiões nas quais ainda não possui a estrutura necessária para
armazenar e distribuir seus produtos.
Como
citado inicialmente, o outsourcing vem atraindo muitas empresas que não
pretendem investir em aparatos logísticos, mas sim somente no seu core
business, que é a função estratégica da empresa no mercado. Neste sentido,
estas empresas terceirizam toda a sua cadeia de suprimentos.
De
modo geral, o outsourcing beneficia todas as empresas, pois cada uma delas pode
oferecer o que tem de melhor. A empresa contratante oferece um produto de
qualidade ao consumidor, abrangendo um amplo mercado e com investimentos em
marketing. Já o operador logístico oferece toda a infraestrutura necessária
para que o produto armazenado seja cuidadosamente manuseado e transportado até
o consumidor final, de forma segura, prática e rápida, bem como de acordo com a
cultura difundida pela empresa contratante.
Quando
planejada de forma adequada e com os recursos corretos, a contratação de um
operador logístico para o armazenamento e distribuição da mercadoria se torna
um diferencial competitivo, com maior satisfação do cliente final e com redução
de custos.
Com
a terceirização, o custo para a empresa depositante passa a não ser fixo,
tornando-se, assim, variável. Desse modo, o operador logístico e o depositante
podem estabelecer contrato de faturamento de acordo com o recebimento, a
movimentação, a expedição e o seguro da mercadoria, de forma que o pagamento a
ser efetuado é restrito somente ao trabalho executado durante um determinado
período.
Pela
ótica do operador logístico, este ganha em vários aspectos, como, por exemplo,
na utilização dos mesmos recursos humanos, tecnológicos e de equipamento por
atender diversos clientes, de acordo com sua sazonalidade, bem como por manter
sua equipe sempre em constante operação. Já o depositante ganha em agilidade,
otimização de processos, redução de custos operacionais e tem o respaldo de ter
um serviço prestado por uma empresa onde seu foco é a logística realizada com
eficiência, oferecendo a segurança esperada no serviço executado.
Por
todos os fatos citados, o outsourcing pode beneficiar, e muito, qualquer
empresa que almeje um serviço de qualidade no armazenamento e distribuição de
seus produtos. Todavia, é importante destacar que há diversas peculiaridades
que podem viabilizar ou não a terceirização. O importante é que as empresas
entendam que sem uma boa infraestrutura logística não há como competir neste
mercado cada vez mais acirrado e exigente.
*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do
produto WMS Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação
especializada no setor logístico