Setores têxtil, de medicamentos e de
bebidas são os alvos da companhia para o mercado de identificação por
radiofrequência neste ano
Quem acompanhou a NRF –
Retail’s Big Show 2015, evento que reuniu representantes do setor varejista do
mundo todo, em Nova Iorque, constatou que o RFID (identificação por
radiofrequência) é um assunto que ganha cada vez mais espaço na agenda de
prioridades não só do varejo, como também, de alguns dos segmentos da
indústria, que lidam com grande volume de mercadorias.
De olho neste cenário
promissor, a PC Sistemas, líder no mercado atacado distribuidor e especializada
há 29 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, expande a
sua estratégia de atuação, baseada no modelo de identificação por
radiofrequência, focada justamente na indústria.
“A tecnologia se torna
cada dia mais aderente à indústria, principalmente em função do aumento na
produção de etiquetas, barateando o produto, que era um dos gargalos para o
mercado de RFID”, explica Leonardo Barros, Diretor de Marketing e Novos
Mercados da PC Sistemas.
A companhia, que já vinha
trabalhando a tecnologia através da solução WinThor RFID, porém como foco no
segmento atacado distribuidor, no qual é líder no fornecimento de software de
gestão, agora tem como principais alvos as indústrias têxtil, de medicamentos e
de bebidas. Segundo Barros, as demandas mais latentes a serem atendidas com o
sistema de identificação de objetos nesses setores são o acompanhamento do
histórico das mercadorias e o inventário.
No ramo de confecção,
tanto nas fábricas quanto no varejo, a necessidade de identificar as peças pode
ocorrer em etapas diferentes, seja na indústria, para obter o rastreamento,
seja nas lojas de departamento, para evitar roubos. No mercado de bebidas o
acompanhamento do destino de cada rótulo se tornou um desafio, que expande,
devido às demandas de um novo nicho, o varejo de luxo. Já em medicamentos, a
partir de 2016, todas as embalagens de remédio deverão conter uma identificação
única, com o histórico de localização do produto, além de confirmar se o mesmo
é original e se existe procedência legal.
De acordo com a PC
Sistemas, para todos os setores, a acuracidade na gestão do inventário é um
importante obstáculo que será sanado com a adoção da tecnologia de identificação
por radiofrequência.
“O aumento na conferência
do estoque garante uma gestão muito mais eficaz, o que resulta no controle
exato e efetivo sobre os itens disponíveis para venda, além de produtividade e
redução de custo. Somando rastreabilidade e inventário, proporcionamos ao
cliente uma estratégia ágil para as atuais demandas logísticas desses
mercados”, finaliza Barros.