PC Sistemas aposta no varejo de material de construção com TI inteligente

Com mais de 400 clientes no segmento, companhia foca neste mercado mostrando os benefícios da Tecnologia da Informação

As vendas no varejo da construção civil nos meses de janeiro e fevereiro foram maiores do que o mesmo período de 2014: acima de 2,8%, conforme aponta levantamento realizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Entretanto, muito mais do que bons números, mesmo com a atual economia, o setor também é feito de processos e ferramentas que ajudam a manter a cadeia produtiva em alta e estável.
É neste contexto que a PC Sistemas, que possui 26% de participação de mercado no setor de materiais de construção, segundo o Ranking Anamaco, montou o seu plano de levar para o segmento tecnologias que asseguram a adoção das melhores práticas de gerenciamento. Com a proposta de apoiar do pequeno comerciante de bairro até os grandes home centers, a estratégia da empresa é mostrar a força de uma TI inteligente, capaz de reduzir custos e sanar os gargalos oriundos do setor.
“Visamos levar as nossas tecnologias focadas no segmento de material de construção de forma flexível e evolutiva conforme o crescimento e as necessidades do cliente”, acrescenta Leonardo Barros, Diretor de Marketing e Novos Mercados da PC Sistemas.
O sistema de gestão WinThor Material de Construção ilustra o discurso da companhia, já que seus usuários comemoram métricas positivas após a implementação da ferramenta. Como é o caso da Almeida Distribuidor, da Paraíba, que diminuiu seus custos gerais em 25%. “O uso do ERP tem nos dado muita segurança para modificarmos alguns processos de políticas internas e estratégias comerciais. Com isso, nosso crescimento em faturamento e a melhoria na prestação de nossos serviços é visível”, diz Nildeberto Almeida, Diretor Geral da loja.
Venda assistida, baixa automática do cartão de crédito, controle de estoque e lote de piso, cadastro de vários endereços de entrega para um mesmo cliente são alguns dos diferenciais competitivos da PC Sistemas para o mercado de construção. Somado a essas ofertas, a companhia apresenta seu módulo Tintométrico, considerado um diferencial no mercado. A tecnologia possibilita obter informações precisas sobre os custos de tintas manipuladas e gerar automaticamente o preço das vendas.
“Escolhemos o módulo Tintométrico porque a tecnologia elimina um dos gargalos existentes no dia a dia dos empresários do varejo de material de construção. Com a redução do tempo gasto em cálculo, a ferramenta facilita o processo no estoque das empresas e garante a assertividade e a lucratividade sobre a venda de tintas manipuladas”, explica Cairo Araújo, Gestor de Oferta do segmento de material de construção da PC Sistemas.
Outra vertente importante da estratégia da companhia é o myAudit, solução de auditoria eletrônica para apoiar o setor. O sistema fornece informações de fácil acesso sobre quaisquer possíveis irregularidades da operação, garantindo a qualidade dos processos produtivos da empresa. O myAudit possibilita aos gestores acompanharem os andamentos da instituição através de smartphones e tablets, além de desktops, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Somada a essa iniciativa, a PC também fomenta cursos de capacitação dos usuários dos softwares voltados para a área de material de construção. “Com isso a PC Sistemas reforça a sua cultura de melhoria contínua e promove o alinhamento constante com os negócios dos clientes, ganhando ainda mais diferenciais no mercado”, finaliza Barros.