Whirlpool Corporation lidera e Samsung cai em pesquisa sobre as empresas de bens de consumo duráveis que mais geram valor para os seus públicos
Companhia americana,
detentora de marcas como Brastemp e Consul, lidera o ranking seguido da Apple,
que vem na vice-liderança ocupando a posição da Samsung no ano passado
A Whirlpool Corporation, a
Apple, a Samsung, a Philips e a Incefra foram as cinco companhias do setor de
bens de consumo duráveis que mais produziram valor a partir da percepção,
avaliação e recomendação de seus stakeholders, segundo levantamento da DOM
Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi
avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para
si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e
sociedade,
Assim como em 2014, a
Whirpool lidera o ranking com 8,21. A Apple vem na vice liderança com 8,19,
ocupando o lugar que era da Samsung no ano passado, que por sua vez segue
na pesquisa em terceiro lugar com 8,15. A Philips e a Incefra, que estreia na
lista, veem com 8,01 e 7,68, respectivamente.
O ranking MVP (Mais Valor
Produzido) Brasil – Bens de Consumo Duráveis avaliou ativos como Eficácia da
Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das
Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação,
Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre
outros.
O CEO da DOM Strategy
Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender
como o mercado de bens de consumo duráveis se comunica com os seus principais
públicos diante da crescente queda que vive nos últimos anos e cita como
exemplo o caso da Samsung.
“A estratégia da
multinacional sul coreano de lançar vários modelos de smartphones ao longo de
2014 culminou em sua queda na pesquisa. Segundo seus stakeholders,
principalmente os consumidores, a profusão de Galaxys, lançados um atrás do
outro muitas vezes, os deixaram em dúvida sobre qual é o aparelho top de linha
até mesmo para quem tem o modelo mais recente, o S5 ”, pontua o executivo.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, os principais nomes da indústria de bens de consumo passaram por
uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Bens de Consumos Duráveis
|
Nota
|
Whirlpool
|
8,21
|
Apple
|
8,19
|
Samsung
|
8,15
|
Philips
|
8,01
|
Incefra
|
7,68
|