Engecorps Engenharia desenvolve projetos em BIM com apoio consultivo do ConstruBIM


Empresa de engenharia adota modelo BIM para seus projetos de arquitetura

Para colocar em prática seus investimentos em BIM (Building Information Modeling), que incluíram a aquisição de hardwares e softwares, além de treinamentos, a Engecorps Engenharia contratou o ConstruBIM, empresa especializada em soluções de gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo.
O início da parceria se deu com a modelagem do primeiro projeto piloto: a reforma e ampliação da estação Jardim Belval da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri. Posteriormente, o sistema BIM foi utilizado para desenvolvimento de um anteprojeto para revitalização do Centro de Convenções da Bahia.
“Com o apoio completo do ConstruBIM na implementação desta tecnologia, incluindo desde treinamento, consultoria e modelagem dos processos, conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, além de aprender os processos e fluxos de trabalho”, declara o chefe de departamento de Arquitetura e BIM manager da Engecorps, Marcelo Fugimoto,.
Ambos os projetos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2014, variando em complexidade e detalhamento, sendo o último mais complexo e detalhado, uma vez que seus produtos foram utilizados para geração de documentos ao cliente, o que envolveu pranchas de desenhos técnicos, perspectivas e quantitativos.
O apoio diferenciado do ConstruBIM trouxe benefícios tangíveis nos processos para a modelagem em BIM. “Foi possível perceber uma otimização na geração de pranchas finais do projeto. Além disso, a visualização do modelo em 3D possibilitou obter maior clareza dos arranjos de projeto, facilitando na compatibilização e identificação de interferências, providência que acarretou na maior precisão de extração de quantitativos para a elaboração de orçamentos e melhoria no entrosamento da equipe”, pontua Fugimoto.
A redução do tempo na elaboração dos projetos também é outro ponto que agrega valor na modelagem em BIM. “Reduzimos a quantidade de erros nos documentos e, consequentemente, de revisões e retrabalhos, proporcionando maior facilidade e precisão na extração de dados e gerando uma melhora de resultados”, acrescenta ele.
A demanda para utilização do modelo BIM na Engecorps teve como orientação a busca pela atualização da empresa nos processos de trabalho, bem como do alinhamento às demandas de mercado, que cada vez mais solicitam a utilização do trabalho em BIM, como por exemplo, em concorrências públicas de projetos.
“Nossa estratégia corporativa é buscar a manutenção do investimento em software, hardware e treinamentos. Difundir cada vez mais o conceito BIM na empresa e aplicá-los em outros projetos, além de manter uma consultoria para momentos que forem necessários”, explica Fugimoto.
De acordo com o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, o constante investimento da Engecorps na utilização da tecnologia BIM ampliará sua competitividade no mercado, levando à otimização na elaboração de projetos e, consequentemente, à diminuição dos custos.

“Tal como a Engecorps, é necessário o desenvolvimento de uma cultura de uso e gestão das ferramentas BIM. Nosso desafio, em conjunto com as empresas que atingem este grau de maturidade na preocupação e busca pela implantação dessa tecnologia, está em apoiar a transição do método convencional de projetar (CAD 2D) para o sistema de trabalho em BIM”, finaliza Granadeiro.