Companhias foram
lembradas no ranking Mais Valor Produzido (MVP), da Dom Strategy Partner, que
mensurou a capacidade das empresas de gerar e proteger valor não apenas para
si, mas para os seus consumidores, acionistas, funcionários e sociedade
São Paulo, maio de 2015 –
Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas
para si, mas também para seus stakeholders, a DOM Strategy Partners,
consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP
(Mais Valor Produzido) Brasil – Alimentos e Bebidas. A listagem contém as cinco
companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação
e recomendação de seus stakeholders.
De acordo com o ranking, a
BRF, a Nestlé, a Ambev, a Coca-Cola e a Bunge foram as empresas que mais
geram valor a partir da interação com os seus diferentes públicos. Avaliadas de
0 a 10, o estudo mensurou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Segundo Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a ideia de ranquear as instituições
“é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para
gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores
que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e
eficácia de seu motor competitivo”, ressalta o executivo.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, as principais companhias da indústria de alimentos e de bebidas
passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis
e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de
valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma
série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes
públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Alimentos
e Bebidas
|
Nota
|
BRF
|
8,23
|
Nestlé
|
8,22
|
Ambev
|
8,21
|
Coca-Cola
|
8,02
|
Bunge
|
7,90
|