Gestão da informação e inteligência de processos aumentam a lealdade de funcionários e clientes


por Eduardo Pugliesi*

Que tipo de comportamento uma empresa quer influenciar na sua base de clientes e funcionários? O Big Data e o Data Mining podem ajudar a desvendar esta questão por meio de uma coleta maior de dados somado à análise do perfil de consumo das informações, promovendo a varredura, a extração e a organização dos dados implícitos a partir de qualquer tipo de banco de dados.
O desafio para melhorar e ampliar os negócios gerenciando o patrimônio de documentos e extraindo valor da informação digital encontra no Data Mining um passo essencial para a descoberta de conhecimento e o gerenciamento de mudanças através de definição de padrões de consumo da informação.
A Tecnolologia da Informação é a base da transformação digital para entender as necessidades do consumidor e melhorar os processos internos. Mas, o que fazer com as informações coletadas? Como decidir o melhor caminho a ser tomado? O poder de decisão é essencial para convergir com a base de dados, gerando informações valiosas para a evolução e adaptação do negócio às constantes mudanças.
Funcionários pouco engajados em curso concedido pela empresa, por exemplo, poderão ser motivados por um programa de bonificação e reconhecimento. Por outro lado, o RH das empresas poderá mapear e ajudar no desenvolvimento das competências de colaboradores que almejam determinado posto.
No que tange aos clientes, o entendimento de padrão de comportamento promove vantagens competitivas às empresas. Num processo de desistência de compra por meio eletrônico, por exemplo, é possível identificar os produtos de interesse do consumidor e enviar um cupom de desconto.
Podemos afirmar que incentivar e influenciar a fidelidade de funcionários e clientes pode ser uma tarefa difícil, mas já é bastante tangível. Usando ferramentas adequadas, como o Big Data e as técnicas de incentivo para comportamento de pessoas, como aquisição de pontos por realização de tarefas específicas, competições e prêmios, entre outras, é possível reagir rapidamente às mudanças, o que garante o aumento da lealdade entre os envolvidos.


*Eduardo Pugliesi é diretor de Inovação e de Business Intelligence da Divisão Enterprise Applications da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, e debaterá o tema durante o ECM Show, maior evento internacional do setor de Enterprise Content Management que acontece na América Latina.