JHE Engenharia investe em sistema de colaboração em nuvem para atender editais de gerenciamento de obras


Companhia de gerenciamento de obras adota o Colaborativo para controlar e compartilhar informações do andamento de grandes projetos

A JHE, empresa de engenharia consultiva especializada no gerenciamento e supervisão de obras de infraestrutura, buscou no Colaborativo, ferramenta de gestão de documentos na nuvem, uma forma de inovar o atendimento aos editais de engenharia. Fornecida pelo Construtivo, companhia especializada em sistemas para o controle de projetos e processos para esse segmento, a solução está propiciando à JHE a administração e o compartilhamento de informações de forma on line, o que assegura transparência e segurança aos processos.
De acordo com a JHE, o setor de engenharia foi muito atingido pela crise econômica do País, cenário que fomentou a busca pela revisão e atualização de seus processos, focando na qualidade. Somada a esse contexto, concorrências públicas e privadas para o gerenciamento de obras passaram a demandar sistemas de informações gerenciais modernos e práticos, que atendessem às necessidades específicas de acompanhamento e monitoramento do andamento das obras.
“Ganhar as propostas sob as óticas técnicas e comerciais exige, no mínimo, um produto diferenciado, focado na qualidade das informações a serem prestadas. A colaboração entre empresas que possam mesclar especialidades é o caminho mais curto e seguro na obtenção desse produto diferenciado que o mercado procura. Isso motivou a busca da colaboração que resultou na parceria com o Construtivo”, acrescenta o diretor da JHE, João Alberto Viol.
Atualmente, os projetos da JHE estão inseridos no rol de obras em saneamento, habitação popular, construção escolar e transportes, e o Colaborativo deve exercer um papel fundamental de melhoria na performance dos serviços.  Com a ferramenta, a informação possui um fluxo muito mais rápido, possibilitando que seja transmitida para o cliente com agilidade e confiabilidade. Isso permite que decisões sejam tomadas de forma mais rápidas e com maior quantidade de parâmetros. “Sem o sistema de colaboração perderíamos tempo, produtividade e precisão, além de aumentar a possibilidade de duplicação de funções na equipe de trabalho, comprometendo a qualidade no fornecimento da informação”, alerta Viol.
Hoje, cerca de 20 obras, entre adutoras, reservatórios de água, estações de tratamento de esgoto e estações de tratamento de água estão em andamento e são gerenciadas com o apoio do sistema Colaborativo. O sistema permite a visualização online dessas obras, bem como a elaboração detalhada de relatórios de medição e de andamento dos projetos, além de alertar providências que devem ser tomadas para riscos de atrasos ou paralizações e dispor, com antecedência, da informação de prazos a vencer de eventos críticos no contrato da obra.
Para a JHE, o Construtivo não é apenas um fornecedor, mas sim um parceiro de negócios. Isso porque as empresas se complementam, cada uma em sua especialização, para o aperfeiçoamento dos produtos com foco no cliente. “No momento, estudamos ampliar as opções de gráficos e também a nomenclatura de diversos comandos, além da implementação do processo de fornecimento de imagens por câmera em tempo real das obras em andamento e de vídeo com drones e em time less”, pontua Viol.

Segundo Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, o cenário que se desenha é para alcançar as expectativas ao final das obras com o reconhecimento relativo à satisfação por parte do cliente. “Por isso, a relação com a JHE preza por soluções encontradas em conjunto e os ajustes farão sempre parte do desenvolvimento”, finaliza.