Ranking aponta as empresas que geram mais valor sustentável para stakeholders

Levantamento da DOM Strategy Partners mostra a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade


Ao avaliar as 1000 maiores empresas em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor, nasceu o ranking Mais Valor Produzido (MVP) por Stakeholder, criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
Trata-se de um levantamento que mostra a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seu grupo de stakeholders formando por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Para chegar ao resultado final, o estudo analisou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Com base em todos esses direcionadores foi elaborada uma lista das três empresas que produzem mais valor corporativo para seus principais Stakeholders.
No quesito “Valor para Funcionário”, a Whrilpool ficou em primeiro lugar com a nota, 8,43. Em segundo, aparece o Bradesco, com 8,35 e em terceiro, e última posição, a Volvo, com 8,17. Em “Valor para a sociedade”, a Caixa Econômica Federal liderou, com 8,71; o Google vem em seguida com 8,70; e a Natura com, 8,31. Já na categoria “Valor para o País”, o Banco do Brasil foi a instituição mais lembrada com 8,33. Em seguida aparecem a Vale (8,20) e a JBS (8,06).
Quando se trata de “Valor para acionista”, dentre as empresas listadas estão Ultrapar (9, 11); Odontoprev (9,06); e Fibria (9,02). Dentre as companhias fechadas estão Boticário (9,06); Grupo Multi (8,65); e a Libbs (8,43).
Na lista “Valor para o Setor/Cadeia (B2B)”, a Volkswagen surge em primeiro lugar, com 8,41; a BASF em segundo com, 7,99; e a Votorantim Cimentos em terceiro com, 7,31. Em Valor para Clientes (B2B2W) estão presentes a Porto Seguro (7,82); Microsoft (7,75) e a TOTVS (7,54). Na última categoria, intitulada de Valor para Consumidores (B2C) temos a Apple (8,79), a Jonhson & Jonhson (8,77) e a Nestlé (8,76).
O estudo e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento bancário e financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
“Podemos concluir que valor só existe porque alguém o percebe e o materializa. Esse alguém são os diversos stakeholders ou públicos de relacionamento da empresa, sendo clientes/consumidores, acionistas, funcionários, cadeia e sociedade os principais. Logo, o valor de uma empresa é diretamente proporcional ao valor que ela entrega aos seus stakeholders e também à sua capacidade de proteger este valor”, explica Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners.

Veja os quadros de cada ranking abaixo:

Valor para Funcionários


Nota
Valor para Sociedade

Nota
Valor para o Paìs

Nota
Whrilpool
8,43
Caixa Econômica
8,71
Banco do Brasil
8,33
Bradesco
8,35
Google
8,70
VALE
8,20
Volvo
8,17
Natura
8,31
JBS
8,06


Valor para Acionistas (listadas)

Nota
Valor para Acionistas (fechadas)

Nota
Ultrapar
9,11
O Boticário
9,06
Odontoprev
9,04
Grupo Multi
8,65
Fibria
9,02
Libbs
8,43



Valor para Clientes (B2B2W)

Nota
Valor para consumidores (B2C)

Nota
Valor para o Setor/ Cadeia (B2B)

Nota
Porto Seguro
7,82
Apple
8,79
Volkswagem
8,41
Microsoft
7,75
Jonhson & Jonhson
8,77
Basf
7,99
TOTVS
7,54
Nestlé
8,76
Votorantim Cimentos
7,31