Sonda é premiada por inovação e aporte social em projeto de segurança

Integradora leva terceiro lugar na premiação anual da ALAS (Associação Latino-Americana de Segurança) e apresenta seu projeto no primeiro congresso da associação


São Paulo, agosto de 2015 – A ALAS (Associação Latino-Americana de Segurança) elegeu a Sonda, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, com o terceiro lugar no prêmio anual que reconhece a inovação e o aporte social de projetos de segurança.
O mérito deste ganho é a bem-sucedida experiência das soluções da Sonda em Vídeo Vigilância e no Sistema Integrado de Gestão de Eventos de Segurança, que foram implementadas no UGES (Uruguai - Gestão de Eventos de Segurança), um sistema integral para melhorar o processo de emergências 911.
O projeto premiado foi apresentado no primeiro Encontro Tecnológico da ALAS, realizado em Santiago do Chile, durante o mês de agosto. Reconhecido como um caso de sucesso, o sistema foi implementado em meados de 2014 no Uruguai e possibilitou a diminuição do tempo gasto em eventos de emergência, que envolvem polícia, bombeiros, ambulâncias e emergências de caráter familiar.
Como resultado, houve um ganho de agilidade e eficiência na geração das informações solicitadas por diferentes atores no processo e que são necessárias para a tomada de decisões no atendimento das emergências.
 As soluções também deram condições para uma gestão mais efetiva e eficiente do Centro de Comando Unificado (CCU) do Ministério do Interior do Uruguai. Atualmente, o sistema de Vídeo Vigilância monitora as áreas centrais de Montevideo e conseguiu reduzir significativamente os índices de delitos nas áreas monitoradas.
O sistema UGES tem diversas aplicações para organizações públicas e privadas, desde cidades até aeroportos, plantas industriais ou outras instalações que necessitem monitorar de maneira integrada e eficiente os eventos de segurança, melhorando as ações e respostas tanto de maneira preventiva como reativa.

Isso porque o sistema permite, entre outras ações, contar com uma visão e gestão centralizada de eventos de segurança, receber ocorrências através de diferentes canais (telefone, e-mail, analises de vídeo, intercomunicador, web, rádio etc.), visualizar o plano ou mapa da planta e executar ações a partir do mesmo, monitorar permanentemente o estado dos ativos relacionados com a segurança, além de realizar uma análise de dados para uma melhoria contínua dos sistemas e políticas de segurança.