DOM Strategy Partners e Fundação Espaço ECO® apresentam estudo inédito para a cadeia pecuária

Levantamento apresenta os temas mais prioritários para o setor que vão desde regularização fundiária, geração de emprego e renda, mudanças climáticas, reciclagem, acesso a mercados e acordos comerciais

Com o objetivo de identificar os temas prioritários e os maiores desafios da pecuária sustentável, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, a pedido do GTPS - Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, elaborou em parceria com a Fundação Espaço ECO®, organização sem fins lucrativos instituída pela Basf, o estudo “HotSpot Analysis – Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”.
O levantamento aponta quais são as prioridades atuais do setor pecuário brasileiro segundo um grupo formado por 40 stakeholders que estão envolvidos direta e indiretamente na cadeia de produção, tais como indústrias, cooperativas e associações, produtores, distribuidores, varejo, financiadores, ONGs, instituições de pesquisa e órgãos do governo. Ao todo, foram apresentados 34 aspectos relevantes que vão desde a qualidade da mão de obra ao uso de insumos certificados.
Dentre os temas mais críticos referidos no ranking, o quesito rentabilidade foi o mais lembrado pelos entrevistados, liderando o ranking com a nota 9,3. Em segundo lugar, com a nota 9,2, a regularização fundiária ambiental aparece na pesquisa como um dos principais entraves burocráticos para acesso ao crédito e/a evolução do negócio como um todo. A adoção de novas técnicas e tecnologias para manejo sustentável do uso da terra também foi lembrado na pesquisa sendo o terceiro item mais lembrados, com a pontuação 8,8.
De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners,  o estudo realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO® quer contribuir para a produção de informações com base científica, para atender o setor com orientações consistentes de pecuária sustentável.
“É um estudo inédito que tem por intuito ser uma espécie de manual prático para o segmento, dando uma orientação ao pecuarista de como ele pode atuar de forma mais efetiva e estratégica em prol da pecuária brasileira e os seus desafios”, completou Domeneghetti.
Outros temas identificados como importantes e que atingiram média acima de 8,5 no estudo são: saúde, segurança e condições de trabalho, treinamento e capacitação, governança, gestão e administração, acesso a mercados e acordos comerciais, além de pesquisa de desenvolvimento.

Abaixo, o ranking completo e a tabela do “HotSpot Analysis – Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”.


TEMA
MÉDIA
RENTABILIDADE
9,3
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA/ AMBIENTAL
9,2
USO DA TERRA
8,8
SAÚDE, SEGURANÇA E CONDIÇÕES DE TRABALHO
8,8
TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO
8,7
GOVERNANÇA, GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO
8,7
ACESSO A MERCADOS E ACORDOS COMERCIAIS
8,6
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
8,5
MANEJO DA ÁGUA
8,4
QUALIDADE DA MÃO DE OBRA
8,3
SEGURANÇA ALIMENTAR
8,3
CREDIBILIDADE E IMAGEM DO PECUARISTA E PRODUTOR RURAL
8,3
IMPOSTOS E CARGA TRIBUTÁRIA
8,2
QUALIDADE DE VIDA PARA O PRODUTOR RURAL
8,2
RASTREABILIDADE
8,2
FINANCIAMENTO, CRÉDITO E CÂMBIO
8,2
LOGÍSTICA, FRETE E TRANSPORTE
8,1
REPRESENTATIVIDADE DO SETOR JUNTO AO GOVERNO
8,1
REGULAMENTAÇÃO
7,9
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
7,9
QUESTÕES FUNDIÁRIAS E INDÍGENAS
7,9
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
7,6
PERDAS E DESPERDÍCIOS
7,5
RECICLAGEM
7,4
BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA
7,4
RELAÇÕES COM COMUNIDADES
7,2
ENERGIA
7,2
QUALIDADE NUTRICIONAL E CONSUMO CONSCIENTE
7,2
COOPERATIVISMO
7,1
GESTÃO INTEGRADA DE PRAGAS E DOENÇAS
7,1
TIPIFICAÇÃO
6,9
PREÇO DE VENDA FINAL
6,9
USO DE INSUMOS CERTIFICADOS
6,5
CERTIFICAÇÃO E SELOS
6,4