Consultoria elabora
estudo que aponta as companhias que mais inovam no Brasil segundo a opinião do
consumidor. Apple, Nespresso e Chilii Beans lideram o ranking de 2015/
A DOM Strategy Partners,
consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, realizou uma
pesquisa com as 441 maiores companhias do País em diferentes setores da
economia para identificar as suas práticas mais inovadoras no relacionamento
com o cliente.
O estudo detalha qual é o
foco da inovação gerada pelas organizações, como é percebida pelo público, além
da maneira que é traduzida em práticas e modelos de negócios. O resultado deu
origem ao ranking “As 50 empresas mais inovadoras do Brasil em relacionamento
com clientes”, que envolve 14 segmentos distintos.
No top 10 geral, a Apple
lidera, com 9,08; seguido da Nespresso, com 9,07; Chili Beans, com 9,06;
Hospital Albert Einstein, com 9,05; Banco do Brasil, com 9,04; Wine, com 9,03.
A Netshoes, o Itaú Unibanco, a Cacau Show e a Multiplus aparecem na lista com a
nota 9,02, respectivamente.
Para qualificar e
tangibilizar o valor produzido pela inovação, sob a ótica de seus usuários e
clientes, a DOM Strategy Partners se baseou nas premissas de inovação
apresentadas na metodologia IAM AIR - Adequação, Incremento e Ruptura.
O método, desenvolvido
pela consultoria, combina a mensuração do valor e resultados potenciais das
inovações em três dimensões, classificadas por Clayton Christensen, professor e
autor do livro “O Dilema da Inovação”. São elas: Adequação, ou seja, as
empresas buscam se equiparar aos padrões do mercado para simplesmente não serem
passadas para trás; Incremento, quando criam vantagem competitiva, mirando
novos nichos pouco explorados; e Ruptura, aquela em que uma empresa nova no
mercado, ao invés de tentar vencer os concorrentes, muda as regras da
competição de um determinado setor, abrindo novo caminho.
A pesquisa não se
restringe ao conceito de inovação no que tange à tecnologia, porém considera
esta frente como objeto de fortalecimento da empresa com os seus stakeholders.
Segundo Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners,
em tempo de crise uma boa ideia não é suficiente. “Ela precisa criar valor -
intangível e tangível - para que possa ser comercializada e, assim, ser
considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da
invenção e investigação científica”, explica Domeneghetti.
A partir de um recorte
inicial entre as companhias que possuam maior interação com cliente, a
consultoria refinou critérios para compor o ranking das empresas mais
inovadoras, tais como oferta de produtos e serviços inovadores, interatividade
no ponto de contato com o cliente, colaboração e interação on-line com
clientes, disponibilização de formatos e modelos de atendimento, qualidade da
gestão do relacionamento com o cliente e experiência de marca durante o
consumo.
Desse levantamento, saíram
as 50 empresas mais bem pontuadas. Conforme indica o estudo, os setores bens de
consumo não duráveis - em que estão listadas diversas fabricantes – e o varejo
são os que mais se destacaram como inovadores. O grupo de empresas mais bem
classificadas, com notas acima de nove, possui estratégia planejada de inovação
a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus consumidores.
O estudo avaliou as
empresas entre os meses de maio e agosto deste ano por meio de uma pesquisa com
mais de 2, 5 mil consumidores e informações primárias , tais como releases,
relatórios e informações para investidores, e secundárias, que incluem notas,
reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.
Confirma abaixo, a lista das 50 empresas mais inovadoras no relacionamento com clientes: |
|
Apple
|
9,08
|
Nespresso
|
9,07
|
Chili Beans
|
9,06
|
Hospital Albert Einstein
|
9,05
|
Banco do Brasil
|
9,04
|
Wine.com.br
|
9,03
|
Netshoes
|
9,02
|
Itau Unibanco
|
9,02
|
Cacau Show
|
9,02
|
Multiplus
|
9,02
|
O Boticário
|
9,01
|
Whirpool
|
9,01
|
Natura
|
9,01
|
Bradesco
|
9
|
BB Mapfre
|
8,99
|
Coca-Cola
|
8,97
|
Nestlé
|
8,93
|
P&G
|
8,88
|
Dilletto
|
8,84
|
Vigor
|
8,82
|
Avianca
|
8,82
|
Osklen
|
8,81
|
Azul
|
8,79
|
Habib’s
|
8,73
|
Beauty’in
|
8,71
|
Mundo Verde
|
8,68
|
Brigaderia
|
8,65
|
Bauducco
|
8,59
|
Zara
|
8,59
|
Porto Seguro
|
8,59
|
Kopenhagen
|
8,59
|
Starbucks
|
8,49
|
FIAT
|
8,39
|
Bradesco Seguros
|
8,23
|
Johnson & Johnson
|
8,22
|
Centauro
|
8,19
|
Urban Remedy
|
8,14
|
Subway
|
8,14
|
Saraiva
|
8,13
|
Hospital Sírio Libanês
|
8,13
|
Nike
|
8,12
|
Sulamérica
|
8,11
|
Caixa Econômica Federal
|
8,11
|
UOL
|
8,06
|
DPaschoal
|
8,04
|
Netflix
|
8,04
|
Chamma da Amazonia
|
8,02
|
Google
|
8
|
JBS Friboi
|
7,99
|
Santander
|
7,99
|