Apple é a marca de maior valor no Brasil para os stakeholders

Ranking elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners aponta as 30 marcas nacionais que têm a capacidade de gerar e proteger o valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e sociedade num todo A Apple foi eleita a marca que mais produz valor aos seus stakeholders brasileiros. A informação é do ranking Mais Valor Produzido (MVP) Marcas Top 30, da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa. A pesquisa, realizada com 10 mil pessoas, em média, apontou a capacidade das marcas gerarem e protegerem valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade. As marcas foram avaliadas no universo de 601 empresas dentre as 1000 maiores, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando cenários estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 11 atributos avaliados para o relatório estão: relacionamento, conhecimento, interesse, coerência, estima, relevância, consumo recorrente, proximidade, pertencimento, aspiração e confiança. De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a relevância das marcas reflete na percepção de cada grupo de stakeholders. “As líderes do ranking são aquelas que oferecem algo significativo e diferente para a vida de cada individuo do seu público alvo, tanto em termos emocionais quanto racionais sendo eles tangíveis ou intangíveis”, pontua o executivo. Além do Apple, com nota 9,21, ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Google em segundo lugar com a nota 9,11. A Coca-Cola na terceira posição com a média 9,01. A Whirlpool figura no quarto degrau do pódio, aparecendo com a nota de 8,93. Já o quinto lugar é da Samsung com 8,91. Em seguida é a vez do Facebook aparecer na pesquisa com 8,91 pontos. Em sétimo lugar, a Nestlé conquistou a média 8,86. A Johnson & Johnson e a TV Globo também foram lembradas, ocupando a oitava e nona colocação com as notas 8,72 e 8,43, respectivamente. Para finalizar, o O Boticário encerra o Top 10 com 8,42. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10. Confira o ranking das 30 marcas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10): Ranking Empresa Pontuação 1 Apple 9,21 2 Google 9,11 3 Coca-Cola 9,01 4 Whirlpool 8,93 5 Samsung 8,91 6 Facebook 8,89 7 Nestlé 8,86 8 Johnson & Johnson 8,72 9 TV Globo 8,43 10 O Boticário 8,42 11 Natura 8,39 12 Unilever 8,38 13 Itaú-Unibanco 8,36 14 BRF 8,36 15 Bradesco 8,34 16 Roche 8,32 17 Pfizer 8,31 18 Novartis 8,3 19 P&G 8,29 20 Banco do Brasil 8,26 21 Nike 8,23 22 Caixa Econômica 8,22 23 Hospital Albert Eintein 8,21 24 Hospital Sírio Libanês 8,14 25 Adidas 8,14 26 Sanofi-Aventis 8,12 27 Santander 8,11 28 Ambev 8,01 29 Embraer 8,01 30 IBM 8,01