Sonda IT aposta na experiência do cliente para a evolução da Transformação Digital

Integradora lança área de Customer Experience para aproximar-se de seus clientes e apoiá-los durante a jornada de Transformação Digital. Práticas de Design Thinking, portfólio completo e integrado, assim como a ampla rede de parceiros são as apostas da companhia para se diferenciar no mercado. O processo de Transformação Digital nas organizações ainda é incipiente no Brasil, mas fundamental para a sobrevivência e competitividade de longo prazo das empresas. Esta mudança, que está associada a tecnologias como Internet das Coisas, Social Media, Mobile, Cloud, Big Data, entre outras, depende da aplicação correta das iniciativas para um início assertivo deste processo disruptivo. Trazer uma experiência diferente para o usuário final não requer apenas converter as práticas de negócios analógicas para o digital. É preciso redesenhar os modelos tornando os processos mais simples e benéficos. De olho neste cenário, a Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, apresenta sua estratégia para apoiar as empresas neste processo durante o SAP Forum 2016, que acontece 15 e 16 de março em São Paulo. Na ocasião, a companhia lança sua iniciativa de Customer Experience, que nasce com o objetivo de melhorar a experiência do relacionamento com o cliente frente aos novos desafios impulsionados pela Transformação Digital. “Mudar a experiência do relacionamento com o cliente é parte fundamental neste processo e a Sonda quer entende-los melhor para desenhar com eles essa transição de modelo, aproveitando o portfólio de soluções mais completo e a rede de parcerias mais ampla do mercado”, comenta Eduardo Borba, presidente da Sonda IT. Partindo do principio que o mundo tornou-se digital, as máquinas e pessoas estão conectadas e as barreiras geográficas foram removidas, trazendo uma avalanche de informações, bem como uma avassaladora oferta de serviços e produtos, a Sonda IT busca se diferenciar neste cenário para garantir os resultados desejados neste novo mercado. E isso está impactando diretamente na estratégia de vendas da integradora, o que envolve a redefinição de seus processos de pré-venda a partir do redesenho dos modelos de negócios focando na experiência do cliente final, que é quem está no comando da Transformação Digital, esta suportada pelas novas plataformas tecnológicas. Para isso, a companhia estabeleceu um projeto-piloto que será desenvolvido ao longo de 2016. Com uso de práticas de Design Thinking e foco em Customer Experience, a primeira etapa visa mapear a jornada do cliente, que identificará as interações e canais de relacionamento dentro do ciclo de vida, para melhorar a experiência do atendimento frente às novas demandas dos usuários. “Toda interação, que vai desde uma apresentação de vendas até o atendimento de um incidente em ambiente produtivo, precisa gerar experiências encantadoras. São elas que retêm e fidelizam o cliente”, acrescenta o gestor de Customer Experience da Sonda IT, Alex Marin. Se a forma de vender mudou, a cultura de relacionamento também precisa ser modificada e voltada ao cliente. Por isso, o projeto-piloto será implementado em clientes que compram, decidem e usam as ferramentas e os serviços. São essas empresas que darão o feedback para melhorar as interações frente às novas demandas, como por exemplo, a Transformação Digital. “O processo de venda não pode mais ser técnico e consultivo como era há 10 anos. Novas tecnologias surgiram, por isso entendemos que é necessária uma nova maneira de pensar os modelos de negócios. É preciso conhecer mais o cliente, ser ágil e assertivo para melhorar a acuracidade de vendas e garantir com excelência que o cliente seja atendido dentro de suas expectativas”, pontua o presidente da Sonda IT. Inicialmente estão envolvidos no projeto 700 colaboradores e 600 clientes da Divisão de Aplicativos, que foi a área eleita piloto para o processo corporativo de Customer Experience. Com expectativa de resultados positivos já no segundo semestre de 2016, o sucesso do projeto será replicado às demais Divisões da companhia: Enterprise Applications, Serviços de TI, Plataformas e Utilities. Sessões Paralelas Tema Palestrante Informações apresentação A experiência da implementação do projeto SAP TDF com a Sonda IT Tatielle Marliere Andrade (Cenibra) Data: 16 de Março (quarta-feira) Horário: 14h30 às 15h Campus: Plenária B GOL, SAP e Sonda: Voando JUNTOS!!! Lina Takai (GOL) Victor Sardinha (GOL) Data: 15 de março (terça-feira) Horário: 17h30 às 18h00 Campus: Plenária A Programa SAPIENS: A Transformação da SUPERGASBRAS Ana Goncalves (SHV) Reynaldo Martins (SHV) Data: 16 de março (quarta-feira) Horário: 17h30 às 18h00 Campus: Auditório 3B Info Sessions Tema Palestrante Informações apresentação A experiência da implementação do projeto SAP TDF com a Sonda IT Tatielle Marliere Andrade (Cenibra) Data: 15 de Março (terça-feira) Horário: 14h30 às 15h Campus: Mini Auditório 3D Como a Sonda está inovando as suas soluções, fazendo uso das novas tecnologias SAP Caio Mello Goncalves Data: 15 de Março (terça-feira) Horário: 18h15 às 18h45 Campus: Mini Auditório 4D Casos reais de Analytics sobre Hana Eduardo Pugliesi Data: 15 de Março (terça-feira) Horário: 16h45 às 17h15 Campus: Mini auditório 5A SAP Forum Brasil Transamérica Expo Center Data : 15 e 16 de março de 2016 das 09h00 às 18h00 Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo.