BRF é eleita pela segunda vez consecutiva a indústria de alimentos que mais produz valor para os seus públicos.

Companhia foi lembrada no ranking Mais Valor Produzido (MVP), da Dom Strategy Partners, que mensurou a capacidade das empresas de gerar e proteger valor não apenas para si, mas para os seus consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.

Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus stakeholders, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Alimentos e Bebidas. A listagem contém as cinco companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.
De acordo com o ranking, a BRF, a Nestlé, a Ambev, a Coca-Cola e a JBS foram as empresas que mais geram valor a partir da interação com os seus diferentes públicos. Avaliadas de 0 a 10, o estudo mensurou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
A pontuação deste ano ficou com a BRF em primeiro lugar com 8,26 pontos, três décimo a mais do que na edição passada; a Nestlé, com 8,21, e a Ambev, com 8,20, ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Ambas as companhias aumentaram um décimo em relação ao último ranking. Já a Coca-Cola teve um aumento de dez décimo saindo de 8,02 no ano passado e saltando para 8,12 neste ano. Encerrando o top 5, a estreiante JBS ficou com 7,99 pontos, ocupando o lugar que era da Bunge em 2015.
Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a ideia de ranquear as instituições “é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, ressalta o executivo.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias da indústria de alimentos e de bebidas passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.


Alimentos e Bebidas 2015
   Nota
Alimentos e Bebidas 2014
Nota
BRF
8,26
BRF
8,23
Nestlé
8,21
Nestlé
8,22
Ambev
8,20
Ambev
8,21
Coca-Cola
8,12
Coca-Cola
8,02
JBS
7,99
Bunge
7,90