Kroton é líder em ranking das empresas mais valiosas do segmento de educação

De acordo com a pesquisa Mais Valor Produzido - Educação, da DOM Strategy Partners,  companhia dialogou efetivamente com cada um dos seus stakeholders, composto por alunos, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade entorno

A Kroton foi eleita a companhia de educação que melhor sabe entregar e proteger valor aos seus stakeholders. De acordo com o resultado do ranking Mais Valor Produzido - Educação, criado pela consultoria 100% nacional DOM Strategy Partners, a liderança da Kroton na listagem significa a materialização do engajamento da empresa em dialogar efetivamente com cada um dos seus diversos grupos pertences, composto por alunos, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade entorno. A faculdade teve nota 8,02, numa escala de 0 a 10.
Um dos possíveis reflexos deste diálogo entrosado com os seus stakeholders são os números divulgados recentemente pela Kroton na imprensa que mostra uma alta de 24,8% no lucro do segundo trimestre para 519,4 milhões se comparado no mesmo período de 2015. “Além dos lucros de ordem financeira, o MVP Educação mensurou ativos intangíveis como eficácia da estratégia corporativa, valor das marcas, qualidade de relacionamento com os alunos, governança e até sustentabilidade, quesitos que garantiram a presença da Kroton na liderança do ranking deste ano”, explica Daniel, autor do levantamento e CEO da DOM Strategy Partners.
Outras quatro companhias do setor também foram lembradas pelos respondentes da pesquisa que tangibilizou diferentes valores a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. A britânica Pearson ficou em segundo lugar, com a nota 8,01. A Estácio subiu uma posição em relação ao último ranking e garantiu o terceiro pódio com 7,90 pontos. A Affero Lab também teve boa estreia no MVP educacional na quarta posição com 7,84.  Já Abril Educação, vice-líder na última edição, aparece em quinto e último lugar na listagem tendo 7,83.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders. A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias do setor de educação passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Já a resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.


MVP Educação  2016
Nota
MVP Educação
2015
Nota
Kroton
8,02
Grupo Anhanguera
7,23
Pearson
8,01
Abril Educação
7,21
Estácio
7,90
Grupo Multi
7,13
Affero Lab
7,84
Estácio
7,04
Abril Educação
7,83
Grupo Objetivo
6,83