De
acordo com a pesquisa Mais Valor Produzido
- Educação, da DOM Strategy Partners, companhia dialogou efetivamente com
cada um dos seus stakeholders, composto por alunos, consumidores, acionistas,
funcionários e sociedade entorno
A Kroton foi eleita a
companhia de educação que melhor sabe entregar e proteger valor aos seus
stakeholders. De acordo com o resultado do ranking Mais Valor Produzido -
Educação, criado pela consultoria 100% nacional DOM Strategy Partners, a
liderança da Kroton na listagem significa a materialização do engajamento da
empresa em dialogar efetivamente com cada um dos seus diversos grupos
pertences, composto por alunos, consumidores, acionistas, funcionários e
sociedade entorno. A faculdade teve nota 8,02, numa escala de 0 a 10.
Um dos possíveis reflexos
deste diálogo entrosado com os seus stakeholders são os números divulgados
recentemente pela Kroton na imprensa que mostra uma alta de 24,8% no lucro do
segundo trimestre para 519,4 milhões se comparado no mesmo período de 2015.
“Além dos lucros de ordem financeira, o MVP Educação mensurou ativos
intangíveis como eficácia da estratégia corporativa, valor das marcas,
qualidade de relacionamento com os alunos, governança e até sustentabilidade,
quesitos que garantiram a presença da Kroton na liderança do ranking deste
ano”, explica Daniel, autor do levantamento e CEO da DOM Strategy Partners.
Outras quatro companhias
do setor também foram lembradas pelos respondentes da pesquisa que tangibilizou
diferentes valores a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus
stakeholders. A britânica Pearson ficou em segundo lugar, com a nota 8,01. A
Estácio subiu uma posição em relação ao último ranking e garantiu o terceiro
pódio com 7,90 pontos. A Affero Lab também teve boa estreia no MVP educacional
na quarta posição com 7,84. Já Abril Educação, vice-líder na última
edição, aparece em quinto e último lugar na listagem tendo 7,83.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e materializada pelos stakeholders. A partir da premissa do conceito
EVM, as principais companhias do setor de educação passaram por uma avaliação
em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas
empresas.
Já a resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
MVP
Educação 2016
|
Nota
|
MVP
Educação
2015
|
Nota
|
Kroton
|
8,02
|
Grupo Anhanguera
|
7,23
|
Pearson
|
8,01
|
Abril Educação
|
7,21
|
Estácio
|
7,90
|
Grupo Multi
|
7,13
|
Affero Lab
|
7,84
|
Estácio
|
7,04
|
Abril Educação
|
7,83
|
Grupo Objetivo
|
6,83
|