Toshiba expande
operação de impressão no Brasil
Divisão de Business Solutions da
multinacional de tecnologia, que comercializa impressoras e multifuncionais,
passa a operar em território brasileiro por meio do Grupo Malca
A
divisão de multifuncionais da Toshiba inicia uma nova fase no Brasil após a
compra de sua operação pelo Grupo Malca, que passa a representá-la em todo o
território nacional vendendo com exclusividade os produtos da marca Toshiba. O
foco do Grupo Malca é atuar no mercado de outsourcing de impressão nos setores
corporativo e público.
A
gigante japonesa, que fatura US$ 63 bilhões e é o oitavo maior grupo de
manufatura eletrônica integrada, quer retomar seu crescimento no mercado
nacional através do desenvolvimento de revendas para a distribuição de
impressoras multifuncionais e térmicas.
“O
foco da Toshiba é tornar a operação brasileira a maior da América Latina. E
este alinhamento estratégico está atrelado a alguns fatores, como as
perspectivas da retomada da economia brasileira, o reconhecimento da marca, a
sua estratégia diferenciada de logística, as condições de financiamento
especiais e o perfil dos equipamentos, que têm uma característica premium, ou
seja, são mais duráveis, pois é o único fabricante a oferecer três anos de
garantia em seu portfolio de equipamentos, o que resulta num baixo custo total
de propriedade (TCO)”, explica o CEO do Grupo Malca, Michel Atie.
O
executivo também atribui a expectativa de bons resultados nos negócios em
função da Toshiba ser uma empresa que tem como lema a transparência e o
respeito com os parceiros. “Esta era uma qualidade que procurávamos para firmar
uma aliança”, resume Atie.
Segundo
o executivo, em relação às multifuncionais, não há setores específicos a serem atacados,
porém, a oferta será voltada principalmente para empresas que necessitam de
processos digitais, pois a fabricante disponibiliza equipamentos voltados a
essa demanda. “Uma multifuncional dentro da área jurídica promoverá um workflow
padronizado para a demanda deste departamento. A mesma função pode ser adotada
para recursos humanos e financeiro, entre outros”. Já a linha de impressoras
térmicas tem como alvo os segmentos industriais, logística, varejo e saúde, que
inclui farmacêuticas e hospitais.
Para
esta nova etapa de atuação no País, a Toshiba soma através do Grupo Malca uma
operação com 200 colaboradores e 230 clientes diretos em seus contratos de
serviços HaaS (Hardware as a Service), tendo como alvo de crescimento a
expansão via canais. De acordo com Adrian Fuentes, vice-presidente de vendas da
Toshiba America Business Solution, a expectativa é que a operação brasileira
tenha um crescimento expressivo por se tratar do maior mercado na região.