No quesito valor produzido, bancos estão em alta, segundo DOM Strategy Partners

Consultoria faz análise multidimensional a partir dos resultados da quarta edição do estudo Mais Valor Produzido, que consolidou neste ano a alta perfomance e a reputação inabalável das empresas do sistema financeiro mesmo diante da crise.


Em tempos de crise, o desafio da geração de valor se intensifica nas empresas. E permanecer em destaque aos olhos dos stakeholders traz uma capacidade incomensurável de produtividade, que é percebida pela sociedade mesmo perante às consequências politicas/econômicas sofridas no Brasil por conta dos anos de irresponsabilidade fiscal e anarquia entre as empresas.
Um recorte expressivo  deste contexto é visto na versão 2016 do estudo Mais Valor Produzido (MVP), feito pela consultoria 100% nacional, DOM Strategy Partners. O levantamento materializa como, quando e para que as empresas entregam valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes, acionistas, funcionários, sociedade e País. Em quatro edições, pode-se observar o apogeu e o declínio de gigantes da nossa economia quando o assunto é a capacidade de gerar e compartilhar valor a partir da interação com os seus stakeholders.
É possível enxergar com clareza que os bancos são os grandes agentes produtores de valor, seguidos por empresas de bens de consumo. Entre as operações bancárias, Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander tiveram presenças garantidas no Top 10 das 50 instituições presentes no MVP e seguem invictas desde a primeira edição da pesquisa, ocorrida em 2013. Neste ano, das cinco primeiras colocadas, três instituições são do sistema financeiro.
Os cinco maiores players de mercado, que se resumem a este número devido às recentes fusões, atuam como protagonistas desta história por investirem, cada vez mais, no relacionamento baseado na realidade virtual como forma de facilitar a vida dos seus clientes, diminuindo, desta maneira, os atritos de outrora desta interação.
“Desde o s primórdios do Mais Valor Produzido (MVP) os bancos formam o grupo setorial com as maiores notas. Juntas, as cinco operações presentes no estudo têm uma média de 8,25 pontos numa escala de 0 a 1, enquanto a média geral de outros nichos foi de 8,10”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador do MVP.

Ambev, O Boticário e Whrilpool também são marcas que permanecem imunes há quatro edições e estão entre as dez mais com alto valor produzido perante aos olhos dos diferentes públicos. “Conseguir se manter em destaque mesmo nos momentos difíceis já é um feito de quem tem alto valor. São empresas com melhor gestão, marcas mais fortes, consumidores mais fieis e, portanto, menos expostas a riscos”, finaliza Domeneghetti.