Consultoria faz análise multidimensional a partir dos
resultados da quarta edição do estudo Mais Valor Produzido, que consolidou
neste ano a alta perfomance e a reputação inabalável das empresas do sistema
financeiro mesmo diante da crise.
Em
tempos de crise, o desafio da geração de valor se intensifica nas empresas. E
permanecer em destaque aos olhos dos stakeholders traz uma capacidade
incomensurável de produtividade, que é percebida pela sociedade mesmo perante
às consequências politicas/econômicas sofridas no Brasil por conta dos anos de
irresponsabilidade fiscal e anarquia entre as empresas.
Um
recorte expressivo deste contexto é visto na versão 2016 do estudo Mais
Valor Produzido (MVP), feito pela consultoria 100% nacional, DOM Strategy
Partners. O levantamento materializa como, quando e para que as empresas
entregam valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por
clientes, acionistas, funcionários, sociedade e País. Em quatro edições,
pode-se observar o apogeu e o declínio de gigantes da nossa economia quando o
assunto é a capacidade de gerar e compartilhar valor a partir da interação com
os seus stakeholders.
É
possível enxergar com clareza que os bancos são os grandes agentes produtores
de valor, seguidos por empresas de bens de consumo. Entre as operações
bancárias, Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e
Santander tiveram presenças garantidas no Top 10 das 50 instituições presentes
no MVP e seguem invictas desde a primeira edição da pesquisa, ocorrida em 2013.
Neste ano, das cinco primeiras colocadas, três instituições são do sistema
financeiro.
Os
cinco maiores players de mercado, que se resumem a este número devido às
recentes fusões, atuam como protagonistas desta história por investirem, cada
vez mais, no relacionamento baseado na realidade virtual como forma de
facilitar a vida dos seus clientes, diminuindo, desta maneira, os atritos de
outrora desta interação.
“Desde
o s primórdios do Mais Valor Produzido (MVP) os bancos formam o grupo setorial
com as maiores notas. Juntas, as cinco operações presentes no estudo têm uma
média de 8,25 pontos numa escala de 0 a 1, enquanto a média geral de outros
nichos foi de 8,10”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador do MVP.
Ambev, O Boticário e Whrilpool também são marcas que
permanecem imunes há quatro edições e estão entre as dez mais com alto valor
produzido perante aos olhos dos diferentes públicos. “Conseguir
se manter em destaque mesmo nos momentos difíceis já é um feito de quem tem
alto valor. São empresas com melhor gestão, marcas mais fortes, consumidores
mais fieis e, portanto, menos expostas a riscos”, finaliza Domeneghetti.