Google e SBT são destaques em ranking de mídia e internet que avalia geração de valor aos stakeholders

Multinacional americana confirma favoritismo do público mais uma vez na lista da DOM Strategy Partners e emissora de Silvio Santos ultrapassa TV Globo como a rede de televisão mais valorizada por clientes, acionistas, funcionários, sociedade e País. 

O estudo Mais Valor Produzido – MVP – Mídia e Internet 2016 - traz o Google mais uma vez como a empresa de Mídia e Internet que mais gera e protege valor aos seus stakeholders. De acordo com a DOM Strategy Partners, consultoria nacional que desenvolve o levantamento há quatro anos, a liderança permanente da gigante americana no ranking é explicada por sua atuação multidimensional, que vai do desenvolvimento de projetos de smartphones e aplicativos até iniciativas ligadas à inteligência artificial, além de deter o maior buscador de informações na web.
No Brasil, o Google investe em ações diferenciadas para os seus colaboradores, viabilizando um grande escritório com benefícios que unem trabalho e entretenimento, indo de locais para jogos no meio do expediente, até dias dedicados para levar animais de estimação. “A companhia também olha para o futuro por meio do investimento de um espaço de coworking para empreendedores brasileiros, oferecendo recursos necessários para atualizar projetos de inovação tecnológica no País”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do MVP e CEO da DOM Strategy Partners.
Mais precisamente no campo da mídia audiovisual, o SBT, cujo o slogan é “A TV que tem torcida,” leva a expressão à risca no que depender dos seus stakeholders. A emissora de Silvio Santos vem num movimento crescente no ranking MVP Midia e Internet desde a sua primeira aparição em 2014. Após ficar na quarta e quinta colocação nas edições anteriores, o SBT apresenta neste ano a sua melhor perfomance na listagem, conquistando o segundo lugar. A posição sempre foi ocupada pelo Facebook, que saiu do Top 5 atual do MVP Midia e Internet na edição vigente.
Uma das causas da boa relação do SBT com seus stakeholders é o fato da rede de televisão ter uma estratégia eficaz para cada um dos públicos, seja com investimentos em tecnologia, com a qualificação dos seus profissionais ou na produção de conteúdos regionais, por exemplo, a fim de fortalecer sua presença local.

Além do Google e do SBT, cujas respectivas notas foram 8,42 e 8,13, o Top 5 do MVP Mídia & Internet ainda tem a TV Globo em terceiro lugar com 8,00 pontos. A emissora de televisão líder do Brasil permanece na mesma posição do ano passado, porém 12 décimos abaixo. O quarto lugar é da Abril, estreante na lista com a média 7,26. O conglomerado de comunicação gaúcho, RBS, continua na quinta posição, como em 2015, porém com a nota 6,99 diferente dos 8,02 pontos do ano passado.

O ranking Mais Valor Produzido no último ano como, quando e para quem as empresas com conteúdo audiovisual e de Internet entregaram valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes, acionistas, funcionários, sociedade e País. Mais de 60 ativos foram avaliados, tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.


Veja abaixo a tabela comparativa do MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Mídia e Internet 2016 com o ranking divulgado em 2015:


Mídia e Internet - 2016
Nota
Google
8,42
SBT
8,13
TV Globo
8,00
Abril
7,26
RBS
6,99
Mídia e Internet - 2015
Nota
Google
8,51
Facebook
8,39
TV Globo
8,12
SBT
8,07
RBS
8,02