Google e SBT são destaques em ranking de mídia e internet que avalia geração de valor aos stakeholders
Multinacional
americana confirma favoritismo do público mais uma vez na lista da DOM Strategy
Partners e emissora de Silvio Santos ultrapassa TV Globo como a rede de
televisão mais valorizada por clientes, acionistas, funcionários, sociedade e
País.
O estudo
Mais Valor Produzido – MVP – Mídia e Internet 2016 - traz o Google mais uma vez como a
empresa de Mídia e Internet que mais gera e protege valor aos seus
stakeholders. De acordo com a DOM Strategy Partners, consultoria nacional que
desenvolve o levantamento há quatro anos, a liderança permanente da gigante americana
no ranking é explicada por sua atuação multidimensional, que vai do
desenvolvimento de projetos de smartphones e aplicativos até iniciativas
ligadas à inteligência artificial, além de deter o maior buscador de
informações na web.
No Brasil, o Google
investe em ações diferenciadas para os seus colaboradores, viabilizando um
grande escritório com benefícios que unem trabalho e entretenimento, indo de
locais para jogos no meio do expediente, até dias dedicados para levar animais
de estimação. “A companhia também olha para o futuro por meio do investimento
de um espaço de coworking para empreendedores brasileiros, oferecendo recursos
necessários para atualizar projetos de inovação tecnológica no País”, completa
Daniel Domeneghetti, coordenador do MVP e CEO da DOM Strategy Partners.
Mais precisamente no campo
da mídia audiovisual, o SBT, cujo o slogan é “A TV que tem torcida,” leva a
expressão à risca no que depender dos seus stakeholders. A emissora de Silvio
Santos vem num movimento crescente no ranking MVP Midia e Internet desde a sua
primeira aparição em 2014. Após ficar na quarta e quinta colocação nas edições
anteriores, o SBT apresenta neste ano a sua melhor perfomance na listagem,
conquistando o segundo lugar. A posição sempre foi ocupada pelo Facebook, que
saiu do Top 5 atual do MVP Midia e Internet na edição vigente.
Uma das causas da boa
relação do SBT com seus stakeholders é o fato da rede de televisão ter uma
estratégia eficaz para cada um dos públicos, seja com investimentos em tecnologia, com a qualificação dos seus profissionais
ou na produção de conteúdos regionais, por exemplo, a fim de fortalecer sua
presença local.
Além do Google e
do SBT, cujas respectivas notas foram 8,42 e 8,13, o Top 5 do MVP Mídia & Internet
ainda tem a TV Globo em terceiro lugar com 8,00 pontos. A emissora de televisão
líder do Brasil permanece na mesma posição do ano passado, porém 12 décimos
abaixo. O quarto lugar é da Abril, estreante na lista com a média 7,26. O
conglomerado de comunicação gaúcho, RBS, continua na quinta posição, como em
2015, porém com a nota 6,99 diferente dos 8,02 pontos do ano passado.
O ranking Mais
Valor Produzido no último ano como, quando e para quem as empresas com conteúdo audiovisual e de Internet entregaram
valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes,
acionistas, funcionários, sociedade e País. Mais de 60 ativos foram avaliados,
tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento
Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes,
Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura
Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das
Tecnologias Digitais, dentre outros.
Veja abaixo a tabela comparativa do
MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Mídia e
Internet 2016 com o ranking divulgado em 2015:
|
|