Aporte
de R$ 71 milhões da Oria e do BNDESPar e apoio nas estratégias de negócios dão
condições à empresa de elevar seu faturamento em mais de100% em dois anos e de
tornar-se líder em seu segmento na América
Mais
do que investir e ser uma gestora de fundos de private equity, a Oria chegou ao
mercado com o objetivo de multiplicar o conhecimento e a capacidade de
crescimento de empresas inovadoras a partir de uma gestão especialista,
utilizando o aporte de capital como meio para essa transferência de
conhecimento. Entre as empresas investidas em seu primeiro fundo que captou R$
175 milhões está a Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação
entre empresas e consumidores, que registra resultados concretos em menos de
dois anos após o aporte de capital ser realizado.
A
Zenvia recebeu da Oria e do BNDESPar um investimento de R$ 71 milhões em
2014 e o trabalho realizado de apoio à gestão e à governança da companhia
acelerou a receita em mais de 100%. Entre as estratégias apoiadas pela Oria
está o processo de consolidação da Zenvia no mercado de plataformas mobile por
meio da aquisição de seu maior concorrente, a Spring Wireless, no início de
2015, além do auxilio no planejamento estratégico e indicação de executivos
contratados pela Zenvia.
“O
diferencial da Oria está ligado ao perfil dos sócios, que são empreendedores do
segmento de tecnologia, ou seja, têm um olhar apurado do negócio e o intuito de
multiplicar conhecimento e auxiliar empresas inovadoras em seu crescimento”,
comenta o CEO da Zenvia, Cassio Bobsin, acrescentando que este aspecto levou à
escolha da Oria como investidora.
Com
a expansão, após a compra da Spring Wireless, a Zenvia ampliou sua atuação nos
segmentos financeiro e de serviços e encerrou 2015 com faturamento superior a
R$ 270 milhões, um aumento de 75% em relação a 2014.
“A
Zenvia se enquadrou em nosso escopo de investimento de empresas por operar no
modelo Software as a Service (SaaS), possuir receitas recorrentes, alta
escalabilidade, margens positivas e por possuir um perfil inovador, que resolve
o processo de negócios de uma cadeia de valor e, por fim, ajuda pessoas no dia
a dia de suas atividades. Somado a isso e, considerado o mais importante, detém
um time que tem visão, capacidade de execução e ambição em crescer”, explica
Piero Rosatelli, sócio da Oria.
Para
atingir a meta elaborada junto à Oria, a Zenvia vem trabalhando na ampliação de
seu portfólio de produtos e em projetos de estruturação para o crescimento da
empresa. “Após a entrada da Ória reforçamos a governança corporativa e a gestão
da companhia, implementando ERP e organizando os principais processos de
gestão, o que nos deu condições para nos tornarmos uma empresa mais robusta,
experiente e capaz de gerar mais valor ao cliente por meio de produtos e
tecnologias que ajudam na interação das empresas com seus consumidores”,
ressalta Bobsin.
Adicionalmente,
o engajamento da Zenvia em seu mercado de atuação não para por aí e já lhe
rendeu reconhecimento no mercado. A pesquisa de 2016 das
pequenas e médias empresas (PMEs) que mais crescem no Brasil, feita pela
Deloitte em parceria com a revista Exame, que listou 17 mil instituições para
nomear as 100 companhias que apresentaram maior alta no faturamento em 2015,
apontou a Zenvia em sétimo lugar no ranking.