Como planejar uma liquidação?


por Vanderlei Kichel*

Janeiro de 2018 – O ano mal começou e já estamos a todo vapor. Neste momento, grande parte das lojas planeja a liquidação do mês de janeiro e algumas até já iniciaram as promoções. Uma dúvida comum entre muitos lojistas é como liquidar e ainda ter lucro? Como orientação, seis ações importantes para o planejamento de uma liquidação, que também irão auxiliar no sucesso das vendas.
Dois objetivos vislumbram uma promoção de uma loja de calçados. O primeiro é desencalhar todo o estoque com grades furadas ou produtos que não tiveram boa procura. O outro é atrair consumidores potenciais para a loja e convertê-los em clientes.
Lembre-se que estoque parado é dinheiro parado, e isso não é nada bom. Então, vamos abordar algumas ações que devem ser executadas na sua loja para que a sua liquidação seja um sucesso.
Muitos vendedores acreditam que as trocas de presentes do Natal são perda de tempo, mas não são. O momento deve ser aproveitado para vender mais. Então, planeje junto à equipe que a troca é uma oportunidade de aumentar o ticket médio das vendas. Existe uma grande possibilidade de o cliente estar disposto a levar mais produtos devido à promoção e, ou, simplesmente pelo fato de precisar repor ou ter alguns produtos de uso diário, como os calçados. Vamos aos seis passos:
1. Selecione os produtos para a promoção: para decidir o que liquidar, verifique o estoque dos produtos que sobraram, os que estão com grades incompletas e os que não tiveram uma boa saída. Para fazer o levantamento de produtos, utilize um relatório de giro de estoque do seu sistema de gestão ou um relatório de curva ABC, que irá apresentar os produtos de acordo com a relevância nas vendas em determinado período de tempo. Produtos com alto giro geralmente não precisam de descontos.
2. Alimente o sistema com os valores da liquidação: evite surpresas na hora de finalizar as vendas nos caixas, os valores dos produtos precisam estar corretos. Existem ferramentas de promoções nos sistemas que devem facilitar seu trabalho. Se o valor estiver certo, o atendimento será mais ágil. Mas, se estiver errado, vai gerar confusão e aquela correria para resolver.
3. Cuide da exposição e identificação dos produtos: para vender mais, utilize a exposição dos produtos ao seu favor. É recomendado expor produtos com alto giro de estoque próximo aos caixas e também selecionar produtos que chamam atenção para colocar na vitrine. E nas etiquetas e cartazes coloque a informação do preço “De/Por.
4. Defina as datas de início e fim da promoção: é importante definir uma data de início e fim para a campanha de promoção, assim os clientes poderão se programar para ir até à loja.
5. Divulgue a liquidação, pois ela precisa ser vista: para divulgar a promoção, utilize os meios de comunicação que geram melhores resultados para sua loja. Estrategicamente, isso vai depender muito da cidade e localização física da sua loja de calçados. A divulgação nas redes sociais funciona bem para a maioria das lojas, assim como o  WhatsApp e o SMS.
6. Defina quanto quer vender: defina metas claras para sua equipe. Consulte no seu software números dos anos anteriores para fazer a projeção das vendas. Divulgue os resultados alcançados para sua equipe diariamente e comemore com eles cada número relevante alcançado.


* Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Mais informações: https://www.setadigital.com.br/