por Vanderlei Kichel*
Ninguém
quer ter surpresas quando o assunto é ter o sistema funcionando para atender o
cliente de forma fácil e rápida e muito menos quando envolve a finalização da
venda. Pense comigo, nós também somos clientes, certo? Podemos demorar uma hora
para escolher um calçado, mas na hora de ir para o caixa, se demorar dois
minutos para finalizar o pagamento ficamos impacientes e já reclamamos. Por
isso, é importante que você entenda como os sistemas disponíveis no mercado
funcionam para se prevenir sobre qualquer problema ligado ao desempenho e à
segurança dos seus dados.
Esse
é um assunto que só a área de TI vai entender, não é? Não, pois vou te explicar
esse bicho de sete cabeças de forma muito simples neste artigo. Acredite, não é
tão complicado quanto parece! Vamos contar alguns segredinhos e, depois disso,
você poderá discutir com quem te ajuda na área de tecnologia sobre qual a
melhor opção para sua loja.
É
importante que você saiba que existem várias formas de fazer os sistemas,
algumas melhores e outras nem tanto. No mundo da Tecnologia da Informação, a
base para que todo o resto funcione bem ou mal depende da arquitetura de
comunicação do banco de dados. Vamos te ensinar de forma fácil como identificar
qual o tipo de comunicação que o seu sistema utiliza hoje e também qual delas
seria a ideal para a operação das suas lojas de calçados.
A
proposta é utilizar neste artigo nomes fáceis de entender que não são padrões
no mercado. Afinal, prometi que seria de fácil entendimento, lembra? Então
vamos lá. As cinco principais opções de comunicação de banco de dados de
sistemas para lojas de calçados disponíveis são:
1.
Desktop local: cada loja precisa de um servidor, é confiável, funciona offline,
ou seja, sem internet. Porém não integra as informações. Para você visualizar
por exemplo, os relatórios de vendas, é necessário acessar loja a loja;
2.
Desktop offline com replicação: também precisa de um servidor por loja,
funciona offline, mas, devido à centralização das informações em um servidor
central e a complexidade da tecnologia, costuma violar a confiabilidade das
informações;
3.
Desktop com Terminal Services: é uma tecnologia de acesso remoto da Microsoft,
considerado confiável, mas é caro, só funciona com internet, a usabilidade é
ruim e dificulta a utilização dos periféricos, como impressoras, leitores, etc.
4.
Web: também só funciona com internet, é acessado somente no navegador
(browser), fornece dados em tempo real, mas a usabilidade e a performance
costumam ser ruins;
5.
Inovação Desktop online: sistema local que não precisa de um servidor por loja,
é simples, rápido, confiável, econômico e tem uma tecnologia de comunicação de
dados exclusiva no mercado que funciona em nuvem e não precisa de internet para
vender.
Cada
um deles têm vantagens e desvantagens que impactam diretamente na segurança das
informações, desempenho, praticidade de uso e, por último, mas não menos
importante, no dinheiro investido e na frequência com que ele sai do seu bolso.
Você sabe qual desses tipos está implantado na sua loja? Quais são os
requisitos para cada tipo, vantagens e desvantagens? A tabela a seguir irá te
ajudar a descobrir os pontos críticos de cada solução.
ANÁLISE DOS CRITÉRIOS
|
DESKTOP LOCAL
|
DESKTOP REPLICAÇÃO
|
TERMINAL SERVICE
|
DESKTOP WEB
|
DESKTOP ONLINE
|
Integração
dos dados
|
Não
|
Sim
|
Sim
|
Sim
|
Sim
|
Dados
em tempo real
|
Não
|
Não
|
Sim
|
Sim
|
Sim
|
Confiabilidade
|
Alta
|
Baixa
|
Alta
|
Média
|
Alta
|
Depende
de internet para vendas
|
Não
|
Não
|
Sim
|
Sim
|
Inovação
|
Desempenho
|
Alta
|
Alta
|
Média
|
Média
|
Alta
|
Praticidade
|
Alta
|
Alta
|
Baixa
|
Média
|
Alta
|
Servidor
local
|
Sim
|
Sim
|
Não
|
Não
|
Não
|
Investimento
em servidores
|
Alto
|
Alto
|
Alto
|
Alto
|
Baixo
|
Custos
com licenças
|
Não
|
Não
|
Alto
|
Não
|
Não
|
Facilidade
no uso de impressoras, pinpad, e outros dispositivos
|
Sim
|
Sim
|
Não
|
Não
|
Sim
|
Analisando
o cenário da sua loja de calçados e utilizando como base a avaliação dos
critérios acima, você provavelmente já conseguiu fazer seu autodiagnóstico.
Agora vale a pena perguntar: seu sistema atual te oferece as melhores
tecnologias e qual é a opção ideal para a operação de uma loja de calçados?
Vamos
lá, pense no atendimento da sua loja até às 22 horas no dia 23 de dezembro, ou
então no dia das mães. Nessas datas comemorativas as vendas acontecem a todo
vapor e a sua loja precisa de confiabilidade e desempenho.
Uma
excelente opção é o Desktop Online, que une o melhor de dois mundos. Você
trabalha online o tempo todo e, se por um acaso a internet cair,
automaticamente o sistema entra em modo contingência e trabalha offline com
toda segurança necessária para que quando a internet retornar 100% dos dados
sejam transmitidos para o servidor online.
Poucos
softwares são Desktop Online. Isso porque o sistema precisa ter sido projetado
com uma estrutura de banco de dados com esse objetivo, ou seja, sistemas que
fazem adaptações para essa tecnologia tendem a não funcionar bem. Se a
arquitetura do software que você contratar for ruim, você vai investi, investir
e nunca vai conseguir resolver completamente os seus problemas. Quando se
escolhe um sistema bem projetado, o resultado é que você conquiste uma solução
mais confiável, rápida, robusta e com custos de infraestrutura de servidores
mais acessíveis.
*Vanderlei
Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Artigo completo no link: https://www.setadigital.com.br/blog/e-melhor-um-sistema-online-ou-offline/?utm_campaign=sistema_online_e_offline&utm_medium=email&utm_source=RD+Station