Online ou off-line: qual a melhor opção de ERP para sua loja?

por Vanderlei Kichel*

Ninguém quer ter surpresas quando o assunto é ter o sistema funcionando para atender o cliente de forma fácil e rápida e muito menos quando envolve a finalização da venda. Pense comigo, nós também somos clientes, certo? Podemos demorar uma hora para escolher um calçado, mas na hora de ir para o caixa, se demorar dois minutos para finalizar o pagamento ficamos impacientes e já reclamamos. Por isso, é importante que você entenda como os sistemas disponíveis no mercado funcionam para se prevenir sobre qualquer problema ligado ao desempenho e à segurança dos seus dados.
Esse é um assunto que só a área de TI vai entender, não é? Não, pois vou te explicar esse bicho de sete cabeças de forma muito simples neste artigo. Acredite, não é tão complicado quanto parece! Vamos contar alguns segredinhos e, depois disso, você poderá discutir com quem te ajuda na área de tecnologia sobre qual a melhor opção para sua loja.
É importante que você saiba que existem várias formas de fazer os sistemas, algumas melhores e outras nem tanto. No mundo da Tecnologia da Informação, a base para que todo o resto funcione bem ou mal depende da arquitetura de comunicação do banco de dados. Vamos te ensinar de forma fácil como identificar qual o tipo de comunicação que o seu sistema utiliza hoje e também qual delas seria a ideal para a operação das suas lojas de calçados.
A proposta é utilizar neste artigo nomes fáceis de entender que não são padrões no mercado. Afinal, prometi que seria de fácil entendimento, lembra? Então vamos lá. As cinco principais opções de comunicação de banco de dados de sistemas para lojas de calçados disponíveis são:
1.         Desktop local: cada loja precisa de um servidor, é confiável, funciona offline, ou seja, sem internet. Porém não integra as informações. Para você visualizar por exemplo, os relatórios de vendas, é necessário acessar loja a loja;
2.         Desktop offline com replicação: também precisa de um servidor por loja, funciona offline, mas, devido à centralização das informações em um servidor central e a complexidade da tecnologia, costuma violar a confiabilidade das informações;
3.         Desktop com Terminal Services: é uma tecnologia de acesso remoto da Microsoft, considerado confiável, mas é caro, só funciona com internet, a usabilidade é ruim e dificulta a utilização dos periféricos, como impressoras, leitores, etc.
4.         Web: também só funciona com internet, é acessado somente no navegador (browser), fornece dados em tempo real, mas a usabilidade e a performance costumam ser ruins;
5.         Inovação Desktop online: sistema local que não precisa de um servidor por loja, é simples, rápido, confiável, econômico e tem uma tecnologia de comunicação de dados exclusiva no mercado que funciona em nuvem e não precisa de internet para vender.
Cada um deles têm vantagens e desvantagens que impactam diretamente na segurança das informações, desempenho, praticidade de uso e, por último, mas não menos importante, no dinheiro investido e na frequência com que ele sai do seu bolso. Você sabe qual desses tipos está implantado na sua loja? Quais são os requisitos para cada tipo, vantagens e desvantagens? A tabela a seguir irá te ajudar a descobrir os pontos críticos de cada solução.

ANÁLISE DOS CRITÉRIOS
DESKTOP LOCAL
DESKTOP REPLICAÇÃO
TERMINAL SERVICE
DESKTOP WEB
DESKTOP ONLINE
Integração dos dados
Não
Sim
Sim
Sim
Sim
Dados em tempo real
Não
Não
Sim
Sim
Sim
Confiabilidade
Alta
Baixa
Alta
Média
Alta
Depende de internet para vendas
Não
Não
Sim
Sim
Inovação
Desempenho
Alta
Alta
Média
Média
Alta
Praticidade
Alta
Alta
Baixa
Média
Alta
Servidor local
Sim
Sim
Não
Não
Não
Investimento em servidores
Alto
Alto
Alto
Alto
Baixo
Custos com licenças
Não
Não
Alto
Não
Não
Facilidade no uso de impressoras, pinpad, e outros dispositivos
Sim
Sim
Não
Não
Sim

Analisando o cenário da sua loja de calçados e utilizando como base a avaliação dos critérios acima, você provavelmente já conseguiu fazer seu autodiagnóstico. Agora vale a pena perguntar: seu sistema atual te oferece as melhores tecnologias e qual é a opção ideal para a operação de uma loja de calçados?
Vamos lá, pense no atendimento da sua loja até às 22 horas no dia 23 de dezembro, ou então no dia das mães. Nessas datas comemorativas as vendas acontecem a todo vapor e a sua loja precisa de confiabilidade e desempenho.
Uma excelente opção é o Desktop Online, que une o melhor de dois mundos. Você trabalha online o tempo todo e, se por um acaso a internet cair, automaticamente o sistema entra em modo contingência e trabalha offline com toda segurança necessária para que quando a internet retornar 100% dos dados sejam transmitidos para o servidor online.
Poucos softwares são Desktop Online. Isso porque o sistema precisa ter sido projetado com uma estrutura de banco de dados com esse objetivo, ou seja, sistemas que fazem adaptações para essa tecnologia tendem a não funcionar bem. Se a arquitetura do software que você contratar for ruim, você vai investi, investir e nunca vai conseguir resolver completamente os seus problemas. Quando se escolhe um sistema bem projetado, o resultado é que você conquiste uma solução mais confiável, rápida, robusta e com custos de infraestrutura de servidores mais acessíveis.


*Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Artigo completo no link: https://www.setadigital.com.br/blog/e-melhor-um-sistema-online-ou-offline/?utm_campaign=sistema_online_e_offline&utm_medium=email&utm_source=RD+Station