*Por Leonardo Barros
Com a expectativa de elevar os
investimentos em TI, chegando a marca de R$ 80 bilhões, segundo pesquisa
divulgada pela IT Data, as empresas planejam retomar os gastos com equipamento,
software e hardware para se tornarem mais competitivas. Em meio às investidas
de tecnologia, uma rede rápida e eficiente é quesito essencial para
organizações de qualquer tamanho continuarem sempre à frente.
Nesta realidade, uma das apostas para
sua empresa neste ano envolve o monitoramento remoto, que se apresenta como uma
solução eficaz, principalmente, para o mercado atacadista distribuidor alcançar
os resultados desejados e, mais importante, reduzir o tempo custoso de
inatividade da rede.
Se as falhas na tecnologia são
prejudiciais para negócios de qualquer porte, a situação é agravante para as
pequenas e médias empresas, que são particularmente mais vulneráveis. A
realidade de alguns centros de distribuição, armazéns e outros comércios
menores é que muitas dessas operações não têm departamentos de TI dedicados
para operar no caos ou mesmo profissionais a disponíveis 24horas por dia a fim
de solucionarem problemas de rede, que, por sinal, reduzem (e muito) a
produtividade dos negócios.
A saída, para muitas empresas menores, é
o monitoramento remoto porque proporciona a essas organizações a capacidade de
solucionar diversas questões de maneira eficiente, independentemente de onde
estiverem. Em linha gerais, o monitoramento remoto possibilita às empresas
competitividade integral e, com isso, mais presença ativa na economia.
Uma das palavras que fazem parte do
monitoramento remoto é pró-atividade. Por ser realizado numa escala 24x7, o
procedimento tem a capacidade de enviar um alerta a qualquer hora do dia, de
modo que as irregularidades na rede possam ser resolvidas imediatamente. Como
alerta, algumas irregularidades e erros comuns são: atualizações do Windows
desligadas; software do antivírus desatualizado e firewall do Windows
desativado.
Quando alguns destes problemas surgem, o monitoramento remoto envia um alerta para que os administradores de TI tomem medidas imediatas e necessárias para garantir que o problema não resulte em diminuição da produtividade, tempo de inatividade e, até mesmo, vulnerabilidade num possível ciberataque. Sem monitoramento remoto, um problema pode passar despercebido por dias ou semanas, resultando em um problema caro e de grande escala para a empresa. Imagina a dor de cabeça de uma parada brusca em pleno dia de pico do centro de distribuição?
Vale ressaltar que nenhuma rede é
perfeita e, quando um problema surge, ele precisa ser tratado imediatamente e
da maneira correta. O tempo de inatividade pode custar milhares de reais por
dia. Mesmo que o monitoramento remoto possa ser aplicado a muitas indústrias de
qualquer tamanho, é uma solução particularmente eficaz para pequenas e médias
empresas. E, para a segurança e a saúde geral de seu sistema de TI, o modelo
garante que até mesmo o menor problema seja detectado e corrigido
imediatamente. Vale a aposta para não precisar pagar uma conta alta de
possíveis prejuízos.
*Leonardo Barros é diretor executivo da Reposit
Tecnologia, provedora de soluções completas em gerenciamento de dados,
especializada no atacado distribuidor e varejo.