Ambev fica em
primeiro lugar e Duas Rodas é considerada a mais disruptiva segundo o ranking
setorial “MVP – Mais Valor Produzido”, da consultoria DOM Strategy Partners
Ambev,
Coca-Cola, Nestlé, BRF (Sadia) e Heineken são atualmente as empresas de
alimentos e bebidas que mais geram e entregam valores que vão além das cifras
aos seus stakeholders, grupo formado por consumidores, acionistas, funcionários
e fornecedores.
Itens
como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca,
relacionamento com clientes, governança, sustentabilidade, gestão de talentos,
inovação, uso de tecnologias digitais, entre outros mais de 60 critérios, foram
avaliados pela consultoria DOM Strategy Partners para compor a pesquisa “MVP
(Mais Valor Produzido) – Alimentos e Bebidas”.
O
ponto de partida para o levantamento foi a análise das 1000 maiores empresas,
segundo anuários publicados, bem como pesquisas, relatórios setoriais e matérias
jornalísticas que são produzidos pelas principais associações, editoras,
institutos de pesquisa e organizações do mercado de alimentício e de bebidas.
Após
interações de 10 meses com os stakeholders o resultado foi que a Ambev é a
empresa melhor avaliada pelos seus agentes internos e externos com nota 8,56,
enquanto a operação brasileira da The Coca-Cola Company ficou em segundo lugar
com 8,53. Já a Nestle obteve pontuação de 8,29. A BRF (Sadia) conquistou 8,21 e
a Heineken 8,18 pontos.
“Avaliamos
o modelo de negócio destas empresas como um todo. Não olhamos só para a marca e
o seu poder de capilaridade na vida do consumidor. Analisamos como as
estratégias destas companhias se convergiram com a expectativa de cada um dos
seus stakeholders, indo de tendências de digitalização, passando por conceitos
de sustentabilidade até mensurar como é suas relações com o cliente final hoje
em dia”, explica Daniel Domeneghetti, coordenador do ranking “Mais Valor
Produzido” e CEO da DOM Strategy Partners.
Como
novidade do tradicional estudo, a DOM também passou a avaliar as empresas mais
disruptivas dos segmentos de alimentos e de bebidas e, neste primeiro ano, quem
leva a classificação é a companhia de foodservices Duas Rodas. O principal
motivador para a organização estar na liderança entre as mais inovadoras foi a
linha de negócio da companhia, baseada em uma nova forma de vender e de ser
performar dentro do seu segmento de atuação.
Veja abaixo a tabela de pontuação
abaixo comparada com a edição anterior.
|
|