Software house
especializada no setor calçadista apresenta suas soluções baseadas em business
intelligence, ominichannel e carteira digital durante evento do setor, que
contará com a réplica da loja laboratório da companhia
Maio
de 2018 – A SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada no
setor calçadista, apresenta sua solução de inteligência de negócio para o
varejo que, além de trazer indicadores de vendas de cada loja e estatísticas de
mercado baseadas nas informações do varejo calçadista, ainda promove um
processo de colaboração entre o varejo e a indústria. A solução, que é
disponibilizada no modelo SaaS (do inglês, Software as a Service) proporciona a
facilidade de acesso às informações por estar na nuvem.
Denominada
IMC, a ferramenta disponibiliza três módulos com
informações em tempo real. O primeiro módulo fornece aos lojistas análises
sobre suas vendas, proporcionando indicadores relacionados ao faturamento, ao
tíquete médio por venda e por produto. Já o segundo módulo traz estatísticas de
mercado baseadas nas informações processadas pela SetaDigital, tais como os
movimentos de vendas em datas comemorativas e o comportamento do mercado em
relação à procura por produtos mais caros ou mais baratos, que são indicadores
usados para a comparação entre a loja e o varejo calçadista em geral.
O terceiro módulo, que é a grande novidade no setor, envolve um processo
colaborativo entre a indústria e o varejo. O sistema permite que o lojista
autorize o acesso da indústria ao portal IMC e acompanhe informações como
estoque, mark-up, cobertura de vendas, entre outras. Com isso, a indústria
consegue apoiar o varejista no processo de compra, por exemplo, evitando a
ruptura de produtos com maior demanda, assim como suporta a logística de
estoque, proporcionando uma operação próxima ao just in time na reposição de
produtos.
“A indústria e o varejo passam a atuar de forma colaborativa, promovendo
uma relação de sucesso em que ambos ganham e, consequentemente, reflete no
consumidor, que passa a usufruir de melhores condições na hora da compra”, explica o
CEO da SetaDigital, Vanderlei Kichel.
A
nova solução será lançada durante a 27ª edição do Salão Internacional do Couro
e do Calçado (SICC), evento em que a SetaDigital levará seu portfólio de
inovações que apoiam os lojistas a tomarem as melhores decisões relacionadas à
compra e à venda, bem como proporcionarem uma experiência de compra
diferenciada aos consumidores. O evento, exclusivo para lojistas, acontece de
21 a 23 de maio no Serra Park em Gramado, no Rio Grande do Sul, e nesta edição
trará os lançamentos da primavera-verão.
Inteligência Omnichannel
Outro
destaque da companhia será a ferramenta denominada Inteligência Omnichannel,
que visa flexibilizar a operação de venda, integrando todas as informações
entre os universos físico, virtual e móvel. A novidade é que agora, além de
fazer a integração das informações, o sistema analisa e sugere quais são as
melhores opções do ponto de vista fiscal, logístico e comercial.
“Com
a rápida evolução da tecnologia, uma das grandes tendências no mercado do
varejo é dispor de uma plataforma que atenda ao consumidor Omnichannel, que
está presente em praticamente todos os canais de compra, como internet,
televisão, rádio etc”, pontua Kichel.
Carteira Digital
Para
a frente de loja, os destaques são as tecnologias que agilizam os pagamentos
para minimizar as filas nos caixas e garantir uma melhor experiência para o
cliente. O Check out móvel, por exemplo, permite que o próprio vendedor
finalize a venda no salão. Basta passar os produtos no aplicativo, efetuar o
pagamento com cartão de crédito e imprimir a nota fiscal em uma impressora
conectada à rede.
Já
as Moedas Digitais, por sua vez, finalizam o pagamento por proximidade. Basta
aproximar o celular da máquina de cartões. “Uma pesquisa recente mostrou que
53% dos usuários se importam com o serviço de caixa e que ele deve ser rápido.
O cliente pode demorar uma hora para escolher o produto, mas na hora de pagar
ele geralmente está com pressa. Por isso, focamos nossos esforços para que o
caixa seja muito rápido com o objetivo de atender o desejo do consumidor”,
revela o CEO.
Loja laboratório presente no SICC
Todas
as inovações poderão ser testadas pelos lojistas na M-Store, protótipo da loja
laboratório da SetaDigital – a Sapati Concept Store, localizada em Cascavel, no
interior do Paraná - que foi especialmente desenvolvida para o SICC em parceria
com a Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
Além
de todas as tecnologias, uma Vitrine Interativa, conectada a sensores de
movimento, permitirá que o cliente, do lado de fora da M-Store, interaja com a
tecnologia. “Vamos apresentar a opção de como se vestir. O cliente passa na
frente da vitrine e com um toque pode visualizar opções de looks para vestir
com o calçado exposto”, acrescenta a gestora de expansão da SetaDigital, Rubia
Vitt.
Presente
no evento pelo terceiro ano consecutivo, a M-Store tem
como missão inspirar os lojistas com tecnologias que inovam o negócio. “Nossa
proposta é desenvolver novas práticas de gestão e de vendas, que são testadas
na Sapati e transferidas para o setor, beneficiando todo o ecossistema”,
finaliza Kichel.
27ª Salão Internacional do Couro e do
Calçado (SICC)
Quando: De 21 a 23 de maio de 2017
Horário: das 9h às 19h
Local: Serra Park
Endereço: Rua Viação Férrea, 100 - Três
Pinheiros, Gramado – RS