Do suporte ao SAP,
consultoria passou a apoiar o principal pilar de negócios do outlet online com
sua solução de emissão de NF-e, processo que também envolve o desenvolvimento
do roadmap fiscal da empresa
A
nota fiscal eletrônica é considerada um dos principais processos de negócio no
comércio eletrônico, visto que do momento da compra até a entrega ao
consumidor, se a emissão do documento não for efetivada corretamente, toda a
cadeia poderá sofrer impacto e, por consequência, a experiência do cliente não
será positiva.
De
olho no seu negócio, a Privalia, outlet online de moda e lifestyle, que
processa diariamente cerca de 10 mil notas, decidiu implantar uma nova solução
de emissão de nota fiscal eletrônica às vésperas do último Black Friday, evento
comercial que virou tradição no calendário brasileiro e atualmente tem sido
considerado como uma data importante para o varejo, inclusive mais do que o
Natal.
As
soluções adotadas para emissão, recebimento e armazenamento da Nota Fiscal
Eletrônica, denominadas e-fit outbound e e-fit inbound da Focus
IT, consultoria especializada em serviços SAP e no fornecimento de soluções de
automação, entraram no ar apenas um dia antes da data mais esperada de vendas
no comércio eletrônico. A virada de chave foi um sucesso e permitiu a geração
sem qualquer tipo de erro de mais de 30 mil notas fiscais eletrônicas naquele
dia, demonstrando a capacidade da solução em
atender a varejista em períodos sazonais de ampliação de vendas.
Antes,
a falta de uma ferramenta adequada que suportasse o volume de negócios
realizados no site da Privalia prejudicava a emissão da NF-e, e em consequência
gerava aumento no lead time, além de problemas de imagem, impactando
diretamente no negócio. Hoje, de acordo com o encarregado fiscal da Privalia,
Rafael Alves de Souza, a solução e-fit tem papel fundamental no processo pela
sua total aderência e suporte ao negócio. “Considerando os meus cinco anos de
Privalia, nunca tinha visto uma ferramenta absorver cerca de 35 campanhas ao
mesmo tempo e faturar de 11 a 15 mil pedidos em duas ou três horas”, comemora
Souza.
A
parceria entre a Focus IT e a Privalia nasceu da necessidade da varejista em obter um atendimento mais
personalizado em relação às suas demandas de suporte para o ambiente SAP. Após
conhecer por um período os serviços de AMS (Application Management Services)
SAP da fornecedora, a decisão em transferir o contrato para a Focus IT foi
imediata.
“Temos
uma modalidade de suporte em que o cliente experimenta nossos serviços por um
curto espaço de tempo. No caso da Privalia, esse
processo de “degustação” revelou que atendíamos a empresa com ótima performance e sinergia na definição e resolução de
problemas”, revela o diretor comercial da Focus IT, Cesar Sassoon.
A
partir da eficiência prestada no serviço de AMS, a parceria não parou mais de
crescer. O próximo passo foi solucionar as demandas de emissão de nota fiscal,
no qual ficou claro para a varejista a
capacidade de atendimento da Focus IT em virtude da agilidade da fornecedora em
ativar suas soluções na véspera do Black Friday.
A
aderência às demandas do e-commerce fortaleceu a parceria com a Focus IT, que
passou a apoiar a Privalia na consultoria de negócios. Atuando dentro do
contexto SAP com a identificação de soluções e serviços que melhorem o tempo de
venda e entrega, a Focus IT também chega a atuar até mesmo no processo
logístico, como é o caso do picking, que foi automatizado, reduzindo em cerca
de um turno o processo, o que diminui o ciclo de recebimento da mercadoria.
“A
Focus IT desenvolveu um roadmap fiscal para a melhoria contínua dos nossos
processos, trazendo eficiência e apoio no compliance fiscal, bem como
aprimorando todo o ciclo de negócio em busca de redução de custos e de uma
imagem cada vez melhor perante os consumidores”, finaliza o coordenador de SAP
da Privalia, Adriano Guimarães.