Incorporadora
imobiliária investe no uso da tecnologia de VR com os óculos Acer Mixed VR para
apresentar espaços e itens de lazer do seu condomínio-clube em São Paulo
Os
condomínios-clube, empreendimentos imobiliários que oferecem aos moradores
serviços e itens de lazer que praticamente dispensem a sua necessidade de sair
de casa estão em voga e, junto a essa tendência, se soma à necessidade de
apresentar esses espaços para os futuros condôminos antes da construção.
Pensando nisso, a RNI, uma empresa Rodobens, um dos maiores grupos empresariais
do país, decidiu investir na tecnologia de realidade virtual (VR) para
proporcionar uma experiência real aos seus prospects e clientes.
A
solução, que foi fornecida pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação
especializada no setor de engenharia e construção, em parceria com a PVID,
empresa especializada em computação gráfica para projetos de arquitetura, está
implementada no empreendimento imobiliário Arvo Lacerda Franco, localizado na
Avenida Lacerda Franco, no bairro da Aclimação, em São Paulo.
Lá
os visitantes podem caminhar e interagir nos ambientes virtuais graças aos
óculos Acer Mixed VR, que proporcionam aos clientes uma vivência antecipada e
real das áreas comuns, como o hall de acesso, a piscina, o playground, a
churrasqueira, a brinquedoteca, o jardim, o salão gourmet e a sauna.
“Os
métodos tradicionais de demonstração, como maquetes e sketches, não agregavam
valor aos diferenciais de um condomínio-clube e, construir um modelo, como os
apartamentos decorados, se torna inviável devido à falta de espaço e o grande
investimento”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da RNI, Nilson
Neves.
Em
contrapartida, destaca o diretor da PVID, Pedro Vasconcelos, a solução de
realidade virtual traz a representação fiel das dimensões e características
específicas dos espaços e objetos, tornando possível para os futuros moradores
não só visualizar, mas também explorar os diferenciais do empreendimento, como
caminhar pelo jardim, abrir os armários da área gourmet, entre outros.
Além
de apresentar o empreendimento de forma diferenciada, antecipando para o
cliente uma experiência, o VR é um benefício a mais para a área de vendas
utilizar na fidelização de clientes. “Em um mês de lançamento, o empreendimento
já atingiu 30% de unidades comercializadas, o que comprova que a solução não só
agrega valor à imagem da RNI, mas também gera vantagem competitiva aos
negócios, tornando-se uma ferramenta imprescindível para as vendas”, pontua
Neves.
A
RNI é uma das empresas pioneiras no Brasil a proporcionar essa experiência
imersiva. Até o momento, as demais incorporadoras e construtoras, em sua
maioria, tinham oferecido somente a visualização de imagens em 3D por meio dos
óculos V-Gear. “Isso comprova o comprometimento da empresa em proporcionar aos
seus clientes mais transparência nas experiências de compra, que são
sustentadas por uma ferramenta moderna e tecnológica”, finaliza o CEO do
Construtivo, Marcus Granadeiro.