Integradora apresenta modelo consultivo para apoiar as
instituições financeiras na sua jornada digital por meio de cinco frentes de
atuação: Experiência do Usuário, Analytics, Transformação Digital, Segurança
Digital e Full Outsourcing
A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de
tecnologia, apresenta seu modelo consultivo que apoia as organizações na
jornada de transformação. O processo ocorre a partir de uma análise das
necessidades das operações, ou seja, nos Gaps de Crescimento Exponencial,
levando em consideração cinco frentes de atuação: Experiência do Usuário,
Analytics, Transformação Digital, Segurança Digital e Full Outsourcing.
“A partir dos
olhos do cliente e das suas necessidades, vamos propor soluções que atendam às
lacunas que impulsionarão o processo de transição das instituições financeiras
rumo à inovação e à redução de custos. Nosso modelo consultivo prevê analisar
as dores do cliente e propor um trabalho de construção da sua jornada por meio
de fases que trilham o caminho da transformação digital das organizações”,
comenta Affonso Nina, CEO da SONDA do Brasil.
Na frente
denominada Experiência do Usuário, a aplicação do crescimento exponencial se
baseia na criação das agências do futuro, que aumentam a mobilidade e
reinventam os espaços físicos, tornando-os mais eficientes, assim como na
adoção do conceito de omnichannel.
Faz parte da
proposta de inovação o anúncio da estratégia para o Open Banking. Para a
iniciativa dos bancos de criarem suas próprias interfaces de programação de
aplicações (API´s) para expandirem seus serviços aos usuários, criando novos
modelos de negócios e, consequentemente, de colaboração, a SONDA desenvolveu um
processo que apoia a definição e a implementação dessa complexa estratégia
digital. A oferta vai do desenho da aplicação das API´s, passando pela
operacionalização da estratégia até a sua manutenção. A missão é apoiar as
instituições para que não percam receita com a concorrência dos novos
prestadores de serviço e ampliem seu capital com este novo modelo de negócio.
Para a frente de
Analytics & Big Data, a
proposta envolve prevenção e detecção de crimes financeiros, relatórios de
transações, resiliência operacional e gestão e governança dos dados, tudo
através da combinação de Inteligência Artificial e da análise de informações.
No desenho da
Transformação Digital, de acordo com a análise dos Gaps de Crescimento
Exponencial, a aplicação de soluções de conectividade e de mobilidade
auxiliarão na implementação e no gerenciamento de todo o ecossistema necessário
para a virada de chave do processo analógico para o digital.
Nesta linha está
a automação com o uso de robôs, o chamado RPA (Robotic Process Automation). A
estratégia da SONDA é aplicar esse processo nas frentes de serviços
compartilhados dos bancos visando a redução de custos e o aumento da
produtividade, assim como no setor de crédito das instituições. Neste caso, a
robótica irá acelerar a concessão de crédito e de análise, que hoje dependem de
um processo manual, dispendendo tempo e custo para realizar a operação.
Na mesma
proporção da transformação ocorrida nas operações, a SONDA traz seu portfólio
de Segurança Digital para suportar os novos modelos de negócios, garantindo que
o volume de dados trafegados não estejam vulneráveis ao vazamento de
informações sigilosas.
Além do suporte à inovação para que as instituições criem
novas formas de se relacionar com seu público, a SONDA também prevê para sua
oferta ao setor financeiro a terceirização de processos internos por meio da
proposta de Full Outsourcing. A integradora propõe modelos que envolvem
dispositivos com camadas de serviços, assim como o suporte às operações e
terceirização de impressão, priorizando a redução de custos operacional.