Pioneira na operação
de Canal de Denúncias no Brasil, ICTS Outsourcing apresenta estatísticas de dez
anos de experiência e inovação na prestação do serviço, como instrumento de
combate às fraudes nas organizações
Quarenta por cento das
2.690 fraudes ocorridas em 125 países, entre 2016 e 2017, foram detectadas por
meio de canais de denúncias. O dado é destaque na décima edição do Report of
the Nations 2018, relatório divulgado recentemente pela maior organização
antifraude do mundo, a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE). De
acordo com a análise, as denúncias são, de longe, a forma mais comum de
detectar fraudes. Não é por acaso, que o número de relatos recebidos nos canais
gerenciados pela ICTS Outsourcing no Brasil cresceu significativamente nos
últimos 10 anos. Somente entre 2016 e 2017, houve um aumento de 46%.
Pioneira na operação de
Canal de Denúncias no Brasil, antes mesmo da Lei Anticorrupção (nº
12.846/2013), a ICTS Outsourcing comemora, em 2018, 10 anos de prestação do
serviço e compartilha os principais dados coletados da sua atuação ao longo dos
anos. O objetivo é contribuir para a evolução da gestão nas questões éticas no
mundo corporativo. Atualmente, mais de 300 companhias, de diferentes portes e
segmentos, contam com o apoio da empresa no recebimento e tratamento de
denúncias, bem como na compreensão e gestão de suas principais
vulnerabilidades.
De acordo com o
levantamento da ICTS Outsourcing, grande parte dos contatos feitos por
denunciantes, cerca de 73,5%, ocorreu durante o expediente. A estatística
desmitifica a ideia equivocada de que a maioria das denúncias é feita quando os
colaboradores estão fora do ambiente de trabalho e ainda reforça a eficiência
do funcionamento do canal de denúncias no período comercial, comparando-o a um
canal ininterrupto.
Outro dado importante
oriundo dos 10 anos de atuação é o fato de que em 2017, o tempo médio de
tratamento das denúncias reduziu em 32,5%, em relação a 2016, o que reflete uma
evolução na capacidade de apuração quando a operação do canal é terceirizada.
“A qualificação especializada dos relatos ainda promove uma redução de 44% nos
custos com a apuração das denúncias”, ressalta Cassiano Machado, sócio-diretor
da ICTS Outsourcing.
Tipos de denúncia
Sobre os tipos de
denúncia, as que englobam relacionamento interpessoal, principalmente, práticas
abusivas, como assédio moral e sexual, agressões e outros desvios de
comportamento, continuam sendo as mais representativas, cerca de 43,9%, nos
últimos dez anos. “Contudo, há outros atos que podem e devem ser denunciados
pelos funcionários, tais como violações às leis, favorecimento ou conflito de
interesses, fraude, roubo, furto ou desvios de materiais”, explica Cassiano
Machado, sócio-diretor da ICTS Outsourcing.
Ainda segundo o levantamento, o líder continua a ser o agente mais denunciado
nas empresas, com 55,1% dos registros. Este cenário mostra a importância do
anonimato no processo de registro das denúncias, que, não por acaso, é a
modalidade mais optada pelos relatores, em 72,4% dos casos.
Dados
relevantes:
*O colaborador é o principal
denunciante (82%), sendo que 50% dos relatos referem-se ao relacionamento
interpessoal;
*O cliente é o 2ª segundo público com mais relatos no Canal de Denúncias (8,4%), o que fica claro que empresas também são avaliadas por públicos externos nos aspectos ética e compliance;
*O público masculino é responsável por cerca de 60% dos registros de denúncias;
*Denúncias sobre práticas abusivas, que englobam assédio moral, assédio sexual, agressões e outros desvios de conduta, continuam sendo as mais representativas.
*O cliente é o 2ª segundo público com mais relatos no Canal de Denúncias (8,4%), o que fica claro que empresas também são avaliadas por públicos externos nos aspectos ética e compliance;
*O público masculino é responsável por cerca de 60% dos registros de denúncias;
*Denúncias sobre práticas abusivas, que englobam assédio moral, assédio sexual, agressões e outros desvios de conduta, continuam sendo as mais representativas.