Grupo Cosan, Basf e Bunge estão entre as companhias citadas no ranking da DOM Strategy Partners. Internet das Coisas leva Adama à classificação de empresa mais disruptiva da agricultura brasileira
Baseada
na ideia de que valor é sempre produzido a partir da interação das empresas com
seus públicos, a DOM Strategy Partners foi saber de 22 setores da economia
brasileira como as principais companhias destes segmentos entregam e geram
valor tangível e intangível atualmente ao grupo de stakeholders, que é formado
por clientes, consumidores, acionistas / investidores e funcionários.
No
mercado de agronegócio, que também engloba organizações de química e
petroquímica, o grupo Cosan foi eleita a companhia que mais gera valor aos seus
stakeholders. Seu investimento em inovação, por meio do lançamento do
aplicativo Shell Box, por exemplo, foi um dos motivos para o grupo liderar o
top five da lista.
Além do
líder, grupo Cosan, com 8,14, o ranking desta edição traz a Basf em segundo
lugar, com 8,13; seguida da Bunge, que recebeu nota 8,11, alcançado a terceira
posição. A Algar e a 3M ficaram na quarta e na quinta colocação, com 8,08 e
7,97, respectivamente.
Para
chegar no resultado, o ranking avaliou 62 critérios, como Eficácia da
Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das
Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa e
Sustentabilidade, dentre outros.
Na
prática, a DOM Strategy Partners ouviu cada integrante do grupo de
stakeholders, que avaliaram de 0 a 10 como as principais empresas do setor agro
entregam e produzem os ativos de valor escolhidos pela consultoria. Logo após
esta interação, foi feita uma avalição pela equipe de pesquisadores da DOM, que
consolidou as notas recebidas em cada um dos ativos, listando as cinco empresas
do setor que tiveram a melhor soma de notas.
“Ao
produzir valor compartilhado, consequentemente são geradas rendas oportunidades
de empregos e boa reputação aos olhos dos diferentes públicos que compõem o
entorno de uma empresa. No caso das companhias do MVP – Agro, Química e
Petroquímica, as cinco melhores colocadas ajudaram a dinamizar a economia e a
proporcionar novas possibilidades de crescimento aos seus parceiros e para o
País”, explica Daniel Domeneghetti, coordenador da pesquisa Mais Valor
Produzido (MVP) e CEO da DOM Strategy Partners.
Empresa
disruptiva
A Adama,
umas das principais empresas de proteção de cultivos do mundo, foi eleita a
organização que mais leva valor disruptivo ao mercado em que atua. A categoria
“Empresa Disruptiva”, novidade do ranking deste ano, considerou inovador os
esforços da companhia manufatureira de produtos agroquímicos em levar para a
agricultura brasileira serviços digitais baseados em Internet das Coisas (IoT).
Confira abaixo a tabela comparativa da 5ª edição com a 4ª edição do MVP (Mais Valor Produzido) – Agro, Química e Petroquímica: