por Rodrigo Ribeiro*
Como o próprio mundo nos
indica, a única certeza que temos é de que tudo à nossa volta uma hora vai
mudar. Sendo assim, adequar-se às novas circunstâncias de mercado, tais como
perfil de consumo, técnicas de gestão e estratégias de produtividade é uma condição
de sobrevivência.
Destaque especial para um
dos maiores desafios da atualidade: planejar a médio e longo prazos em um
cenário flutuante. Parece impossível, mas, quando temos um propósito em nosso
planejamento, o futuro imprevisível passa a ser um desafio a ser conquistado no
presente.
Rodrigo Ribeiro |
O propósito é o alicerce
que mantém o planejamento vivo em qualquer circunstância apresentada em todos
os cenários de nossa vida. Durante muitos anos ouvíamos a seguinte frase: “Você
precisa andar no trilho”! Esta expressão caiu por terra, devemos trilhar nosso
caminho, nos moldando a todas as condições que são apresentadas em nosso
cotidiano.
Devemos ter a clareza que
um planejamento nasce para ser um guia, mas ele não pode se engessado, porém
adaptado aos novos modelos mercadológicos que constantemente nascem e mudam em
todos os locais do mundo. Quando temos um propósito forte, tendo a consciência
que devemos trilhar um caminho permanente de mudanças, o planejamento será a
base inicial, mas com adaptações em seu percurso para atingir o resultado
final.
Gosto da simbologia do dia
mundial das promessas. Isso mesmo: primeiro de janeiro. Todos nós fazemos
promessas para o ano inteiro, que na maioria das vezes não dura mais do que
simplesmente um ou dois meses. Sabe por quê? Falta propósito, que é a força que
nos move em direção à realização de nossas metas. Do que adianta ter velocidade
se você não tem direção?
Propósito é dar direção ao
planejamento, com uma regularidade de conquistas que, mesmo parecendo morosas,
são sólidas e com datas previamente definidas dentro de uma coerência possível
de serem realizadas.
Sabemos que estamos
trilhando pelos caminhos da incerteza e o propósito vai garantir a resiliência
de seguir em frente, afinal de contas é de batalha que se vive a vida. Qual é o
seu propósito de vida?
*
Rodrigo Ribeiro é especialista em vendas no setor calçadista e parceiro da
SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Mais
informações: www.rodrigoribeiro.adm.br