Por Alessandro Gratão Marques*
A digitalização desafia e
rompe a forma como as empresas operam suas rotinas. As ferramentas digitais
invadem o ambiente de negócios, provocando mudanças significativas na forma
como as companhias trabalham, comunicam e vendem. Isto deu origem a novas
oportunidades e desafios, desencadeada pela transformação digital. Neste
contexto, a área de auditoria das empresas enxerga ótimos benefícios oriundos
da Indústria 4.0. Homens e máquinas se unem em prol da agilidade e da
acuracidade dos dados.
O Audit Analytics, por
exemplo, é um conceito que vem mudando o futuro das análises de informações.
Mesmo que seja assunto pouco explorado no Brasil, é válido ressaltar que a
prática já chegou por aqui e diversas empresas começam a aplica-lo em suas
operações com o objetivo de elevar a eficiência e a abrangência da análise,
assim como para reduzir custos em horas de análises humanas e para otimizar
resultados em projetos de auditoria.
Podemos vislumbrar no
setor financeiro, que tem sido pioneiro em adotar inovações tecnológicas,
devido à dependência de dados e informações. Serviços financeiros e seguros
tornam-se a indústria mais digitalizada e os mais bem posicionados no
atendimento aos seus clientes. Em especial nos bancos, ao permitirem que os
auditores tenham uma visão geral das operações da organização e aprofundem nos
dados, que podem ser usados ao longo de todas as fases da auditoria.
Alessandro Gratão |
Usar Audit Analytics no
campo da auditoria interna traz inúmeras vantagens , como transformar uma
enxurrada de dados em informação valiosa de auditoria; facilitar a
identificação, mensuração e perfil de riscos; aumentar a qualidade dos testes;
prover taxa de erros verdadeiras em vez de estimativas; destacar tendências e
fatores que podem não ter sido percebidos através de técnicas convencionais,
ampliar a produtividade e eficiência, bem como dar sugestões com alto valor
agregado à administração com foco em redução de custos.
Em meio ao volume de dados
e às inovações tecnológicas, o melhor caminho é utilizar a inteligência das
consultorias, que detêm conhecimento das práticas e das aplicações. A migração
é fácil: primeiro as empresas precisam repensar seus processos principais
dentro de numa estratégia de inovação e transformação digital. Depois, preparar
e organizar dados que possam ser utilizados a seu favor, seja na elaboração de
indicadores ou mesmo como insumo para aplicação de suas linhas de defesa.
Pronto! A eficácia do seu
departamento de auditoria está em dia com um diferencial que trará notoriedade
e exposição à governança de sua empresa.
*Alessandro Gratão Marques é líder das práticas de Forensic,
Auditoria Interna e Financial Advisory da Protiviti consultoria global
especializada em Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da
Ética, Prevenção à Fraude e Gestão da Segurança.