por Rafael Reolon*
Novembro de 2018 – O número de
consumidores no varejo online brasileiro cresceu 77% nos últimos quatro anos,
atingindo, segundo a pesquisa Webshoppers, elaborada anualmente pela empresa
Ebit, 55 milhões de compradores de produtos e serviços. Nenhum setor
demonstrou-se tão promissor nas últimas décadas. Estamos falando de uma
tendência mundial que vem modificando os hábitos de consumo também no Brasil.
Este cenário otimista vem atraindo a
atenção de uma grande quantidade de novos empreendedores com novos negócios e
também despertando o interesse de empresas já consolidadas, como as lojas
físicas locais ou regionais, que são motivadas por uma série de vantagens, tais
como um possível menor investimento para abertura de um e-commerce, maior
quantidade de clientes disponíveis online, possibilidade de compartilhamento de
estoque, aumento do alcance de suas marcas, entre outras.
Ao tomar a decisão de levar seu
negócio físico para uma presença online, o empresário precisa estar ciente de
vários desafios aos quais não está habituado, uma vez que o tripé de gestão,
pessoas, processos e tecnologia tem comportamentos diferentes entre um meio e o
outro.
Uma operação de e-commerce demanda um
perfil de profissionais com habilidades complementares, como conhecimentos em
marketing digital e tecnologia de informação, além disso a cultura de inovação
e criatividade precisa estar enraizada nesta equipe. Os investimentos em
publicidade são elevados e constantes com foco em conversão e precisam ser
medidos constantemente.
O controle do estoque é um grande
desafio. Pois além de monitorar as quantidades, é preciso ter segurança da
informação que está sendo exibida ao consumidor para evitar frustrações com
divergências de estoque. Neste quesito, surge a importância dos sistemas de
gestão, demandando uma série de integrações ente os diversos utilizados em uma
operação de e-commerce.
Existem ainda outras peculiaridades,
como novos processos logísticos, diferentes estruturas de custos, SEO (Search
Engine Optimization), especificidade do código de defesa do consumidor, entre
outros desafios.
Apesar das grandes oportunidades
presentes no varejo online, o desafio é complexo. Mas pode ser muito
compensador, desde que o empreendedor comprometa-se em elevar seu nível de
conhecimento, pesquise como está se comportando o seu segmento online e busque
o apoio de profissionais com experiência e qualificados para contribuir com o
planejamento do negócio, que poderá se tornar um ótimo canal de vendas e também
um grande apoiador das suas lojas físicas.
* Rafael Reolon, CEO da Sapato Show e
parceiro da SetaDigital, apresentará o tema durante a Zero Grau – Feira de
Calçados e Acessórios, no dia 21.11 às 11h, em Gramado, no Rio Grande do Sul.