por Rafael Martins*
Hoje, todos nós passamos boa
parte do dia online. Neste cenário, como um e-commerce pode impactar seus
clientes de diferentes formas e fazer parte da sua rotina e contexto? Avalio
que, quanto melhor a experiência do cliente, maiores serão as chances de obter
taxas de conversão e aumentar o valor geral das transações para sua loja
virtual. Por isso, sua plataforma de e-commerce deve fornecer uma resposta
estratégica para essa questão.
Na hora de escolher uma
ferramenta, avalie que ela deve promover agilidade e capacidade de adaptação ao
seu ambiente de negócios, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de
uma vantagem competitiva em seu mercado. Um exemplo disso é a melhora da experiência
do usuário em seu site por meio da promoção de conteúdos dinâmicos de marketing
que acompanham o comportamento dos consumidores.
Imagine, por exemplo, que
seu cliente esteja navegando e se depare com um anúncio de 15% de desconto na
compra de qualquer tênis de sua loja virtual. Se ele estiver precisando comprar
um tênis novo para jogar, esse anúncio pode ser perfeito. Porém, talvez ele nem
costume praticar esporte e passe batido por esse anúncio.
Agora, pense que ele esteja
navegando pelas suas redes sociais e passe por um artigo sobre os benefícios da
prática de esporte ou com dicas para escolher o tênis ideal para caminhadas.
Esse tipo de conteúdo pode chamar a atenção de um público ainda maior, e não
apenas daquele que está procurando por um tênis. Entretanto, é uma conversão
que dificilmente leva a uma venda imediata.
Apesar de possuírem
objetivos diferentes, ambas são estratégias de vendas baseadas na experiência
do cliente no mundo digital, que podem ser usadas pelas empresas para aumentar
a conversão de receita nas lojas online. Uma avaliação de como alavancar as
vendas deve iniciar com uma análise da abordagem utilizada.
Desta forma, a sua
plataforma de e-commerce deve promover uma melhor colaboração, alinhando
processos operacionais e fornecendo uma visibilidade completa dos dados em
tempo real das transações realizadas, contribuindo, desta forma, para que os
gestores possam tomar as melhores decisões estratégicas, além de fornecer uma
opção de receita proveniente do site.
Usar a plataforma de
e-commerce para mensuração de dados ajudará na construção da conversão da
experiência do cliente digital em receita para o seu negócio. Com ela, será
possível identificar de onde estão chegando os usuários, quais os canais de
atração são possíveis utilizar para aumentar o tráfego e conversão, entre
outros indicadores.
Portanto, depois do tempo,
do dinheiro e do esforço que as empresas dedicam na criação de um site, é
importante converter o tráfego em vendas. Sendo assim, não importa se você faz
negócios para o mundo B2B ou B2C, sua plataforma de e-commerce precisa fazer
muito mais do que apenas realizar as transações em sua loja virtual.
Os dados apontam estratégias
que podem resultar em mais vendas para a loja online. Explorar o contexto
digital é uma obrigação e a plataforma de e-commerce é uma ferramenta para
isso. E, se você quer ser competitivo em mercados de alta performance, ofereça
mais vantagens e benefícios para os clientes e garanta uma ampla satisfação
deles. Está preparado para esse cenário?
*
Rafael Martins
é CEO da LifeApps, empresa do Grupo Máxima responsável por plataformas de
e-commerce.