Coronavírus e a necessidade da Transformação Digital com a atualização dos softwares


Por Luciano Steinbruch
Você já parou para pensar que num processo de seleção natural, como dizia Darwin, sobrevive quem é mais adaptável e não quem é maior e mais forte? Nesta atual condição, queria convidar a todos para uma reflexão sobre um tema que se tornou foco nos últimos anos, mas pouco saiu do papel: a transformação digital das empresas.

A chegada do Coronavírus numa escala global parou o mundo nas últimas semanas. Empresas foram obrigadas a se adaptar tendo ou não condições, o que colocou em xeque suas estruturas tradicionais, forçando-as a repensarem como podem se adequar à inovação para sobreviverem ou para terem o menor impacto possível.

Neste quesito, queria chamar a atenção para inúmeras empresas que se anteciparam à compra de licenças do SAP S/4Hana, mas por conta da ampliação do prazo dado pela desenvolvedora alemã para o fim da manutenção do atual sistema, o R/3, colocaram seus projetos na gaveta. Nesta nova condição do mercado, vemos que uma atualização seria a chave para ampliar a capacidade de inovação das empresas para este novo momento que vamos viver.

As empresas, na sua maioria, engavetaram seus projetos pelos traumas do passado com a implementação de um antigo sistema. Esqueça isso! Quando lançado o SAP ECC, há 15 anos, o sistema demandou diversas customizações porque a diretriz de implementação era a adaptação ao que existia e o sistema não estava preparado para se adequar às rotinas das empresas. Nesta linha, a cada novo pacote, vinha um emaranhado de atualizações por conta de tantos sistemas satélites e adaptações.

Porém, o que podemos afirmar é que muitas funcionalidades do sistema antigo hoje ficaram mais simples na nova plataforma. Pense que é possível transformar 300 funcionalidades adaptadas em 50 padronizadas e, dessas, muitas funções serem automatizadas, economizando tempo e dinheiro. E, num cenário em que as empresas precisarão reduzir custos e melhorar a qualidade dos seus dados para a tomada de decisão correta, o melhor caminho é avançar o projeto de atualização e ganhar vantagem lá na frente.

O mundo vai mudar, a forma das pessoas se relacionarem será novo e, consequentemente, os negócios serão impactados. E é aí que entra a condição de sair à frente quem conseguir cumprir os requisitos, conectar os projetos, aperfeiçoar os processos de compra, controlar a gestão financeira e ter a mobilidade ao alcance. Tudo, com base nas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA).

O cenário é novo e estamos num momento em que a transformação de sua operação precisará ocorrer para que sua empresa não fique para trás. Forçadamente as condições trazidas pelo Covid-19 nos faz tirar da gaveta tudo que poderia ser para depois. E sua estrutura tecnológica é a espinha dorsal desse movimento. A aposta agora é quem vai se adaptar. E quem conseguir enxergar que essa mudança é uma condição primordial para sua empresa terá, certamente, menos impacto num futuro próximo. Mãos à obra para os projetos que estavam na gaveta?

*Luciano Steinbruch é CEO da Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares.