Por
Fernando Scanavini
As mudanças trazidas nas organizações
com a chegada do Coronavírus, que forçou a adoção do home office, por exemplo,
ampliaram a capacidade das ferramentas de contato disponibilizadas aos
colaboradores para fins mais específicos, trazendo um apoio singular neste
período de pandemia. Este é o caso do Canal de Denúncias.
Adotado pelas empresas como saída para
uma gestão mais íntegra e transparente, voltando-se às práticas de governança,
o uso deste recurso mostrou sua versatilidade como ferramenta de comunicação
direta dos colaboradores com as equipes de gestão, tornando-se um braço para
apoiar, principalmente, a área de Recursos Humanos. Aprendemos com a Covid-19
que não é só de denúncia que vive um Canal de Ética e Compliance.
Relatos relacionados à pandemia desde o
início do agravamento da crise passaram a responder por aproximadamente 20% dos
contatos numa operação tradicional de Canal de Denúncia. Falta de Equipamento
de Proteção Individual (EPI), comportamento inadequado que expõe pessoas ao
risco da doença, dúvidas relacionadas ao home office, pedidos de ajuda, entre
outras dúvidas que ocorrem com um trabalho à distância da gestão das empresas,
são algumas das questões demandadas no Canal de Denúncias.
Por se tratar de uma ferramenta
confiável e direta de comunicação com as organizações, este serviço tem se
mostrado importante e necessário neste momento atípico, fazendo com que as
informações cheguem rapidamente às equipes de gestão e Recursos Humanos, que
podem tomar decisões com mais agilidade.
Neste cenário, o mais importante foi
constatar a capacidade de adaptação das equipes de atendimento e dos sistemas
ao momento da crise, possibilitando às empresas terem em mãos uma ferramenta de
concentração das informações e de distribuição das tarefas para o tratamento da
crise, além de permitir um acompanhamento da execução de cada demanda em tempo
real.
Mais do que um ponto de contato à
disposição do colaborador, o Canal de Denúncia ainda traz um sentimento de
acolhimento às pessoas, que podem se manifestar de forma anônima ou não, de
acordo com sua vontade.
Fernando Scanavini, diretor de operações da
ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos,
compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados,
além de pioneira na operação de canal de Denúncias no Brasil.