por Rodrigo Roland*
O processo de evolução digital, que vinha
engatinhando há pelo menos cinco anos, obrigou líderes a tomarem decisões
velozes para transformar e otimizar a performance dos negócios diante da
pandemia do Coronavírus. Consequentemente, as formas de consumo foram
colocadas de cabeça para baixo e ondas tecnológicas influenciaram a forma de
interação entre os consumidores e as marcas. Diante deste cenário, empresas
retardatárias têm um curto período para adequar-se ao Novo PDV (Ponto de
Venda).
Mas o que, de fato, é o Novo PDV? No varejo de
calçados e roupas, por exemplo, isso significa repensar processos a fim de
criar um ambiente conectado e dinâmico, que utiliza tecnologia de forma
eficiente, colocando o cliente no centro das decisões e orientado a uma experiência
de compra sem atrito, desgastes, barreiras ou frictionless retail, como é
conhecido no termo em inglês.
Modernizar o ambiente de loja é uma forma de
oferecer experiências de consumo mais rápidas, fáceis e convenientes, lembrando
que o ponto de encontro físico com o consumidor permite influenciar novas
interações e diferenciar-se da concorrência. Para isso, há sete principais
tecnologias que fazem parte do Novo PDV:
- Checkout Mobile: elimina filas, dá ao vendedor a
possibilidade de oferecer um atendimento ainda mais personalizado e com
pagamento rápido. Além de finalizar a venda em qualquer lugar da loja,
imprime a nota fiscal e dá baixa no estoque.
- Carteiras Digitais: cashback e pagamento sem contato
estimulam consumidores a utilizarem o pagamento via carteiras digitais.
Oferecer ao cliente pagamento via QR Code integrado ao PDV com
criptografia de ponta a ponta agrega valor à experiência de compra, transmite
segurança e cria uma percepção de que a loja é antenada em inovação. Além
disso, oferece possibilidades de menores taxas com as adquirentes.
- Integrações: quando pelo menos dois canais de vendas
convergem afirma-se que a loja tem uma operação omnichannel, por mais
simples que ela seja. A integração entre sistemas reduz custos
operacionais, elimina retrabalhos, automatiza processos e agiliza o
atendimento ao cliente.
- Link de pagamento: vendas no provador delivery,
Instagram, WhatsApp, Facebook e outros canais ganharam força em um pequeno
intervalo de tempo. Finalizar a venda com pagamento por link integrado no
PDV com envio para o WhatsApp do cliente e confirmação do pagamento
diretamente pelo sistema é um recurso que tem ajudado os lojistas a simplificar
essa operação para o cliente, o caixa e o financeiro.
- Vendedores Digitais: dispor facilmente de fotos de
produtos e montar looks para inspirar os clientes na hora de compor o novo
visual passa a ser um dos papéis do vendedor, que tende cada vez mais a se
relacionar com os clientes e vender por meio de canais de comunicação
digitais. O Novo PDV dispõe de um aplicativo de social selling, no qual o
vendedor tem acesso a todo estoque da loja para prestar atendimento
personalizado, com pagamento por link integrado e opção de retirar na loja
ou receber em casa.
- CRM (Customer Relationship Management): o potencial de
crescimento nas vendas, tanto da loja física quanto da online, devem ser
explorados. Informações simples e fáceis de analisar podem ser extraídas
em poucos cliques no CRM do Novo PDV. Quando utilizadas corretamente,
contribuem no crescimento das vendas.
- BI (Business Intelligence): a gestão dos resultados da
loja, na medida em que são alimentadas por mais dados, fica mais
inteligente com uma ferramenta de análise fácil e intuitiva. Encontrar
respostas na hora certa abre vantagem diante frente à concorrência e deve
ser considerada nessa transformação.
Num processo de mudança, algumas decisões são
desafiadoras para os empreendedores. Os investimentos são difíceis de serem
realizados num momento tão delicado, mas isso será determinante para corrigir a
rota, antes que fique grande demais a distância entre os concorrentes que deram
a largada antes. É uma jornada sem fim, mas é preciso começar.
*Rodrigo Roland é CEO da Data
System, empresa especialista em soluções para o varejo de calçados e roupas.