Com a
adoção de ferramentas especializadas, DGM triplica a quantidade de clientes em
uma mesma região, além de facilitar seu processo comercial e suas ações nos
pontos de vendas
Otimizar a força de vendas, a gestão das atividades e o
trade marketing são desafios típicos das empresas que atuam com a distribuição
de produtos. Ao mesmo tempo, essas
mudanças são os divisores de águas para o crescimento
do negócio, principalmente quando se contempla um amplo mix no portfólio, como
é o caso da Distribuidora Grandes Marcas (DGM), que atende a mais de 1,5 mil
varejistas.
Localizada no Estado de Sergipe
e com um mix que
ultrapassa três mil itens, que variam desde alimentos, artigos de limpeza,
utilidades para o lar e perfumaria, a empresa decidiu automatizar seus
processos com o Grupo Máxima, referência em soluções móveis de tecnologia para
a cadeia de abastecimento. As ferramentas implantadas envolvem a gestão
comercial, a força de vendas externa e as
atividades dos promotores.
“A escolha pelas soluções da
Máxima foi motivada pela facilidade na organização das tarefas e, com isso, a
tendência é que nossa operação cresça cada vez mais”, comenta Wanderley
Pereira, gestor de TI da Distribuidora Grandes Marcas.
Começando pelo gerenciamento
das vendas, a DGM conseguiu potencializar as atividades com as funcionalidades
do maxGestão Plus. Dentre os benefícios percebidos pela distribuidora está a
mobilidade, que, por se tratar de um aplicativo disponibilizado em smartphones,
permite aos supervisores o acompanhamento da equipe em qualquer local e
horário.
A ferramenta também fornece
relatórios e avaliação de indicadores, que são extraídos com agilidade, assim
como realiza a roteirização das agendas dos vendedores, permitindo que
encontrem novos clientes em uma mesma região. Essas estratégias otimizam as
visitas dos representantes comerciais autônomos (RCAs) para a conquista de
novas vendas.
O gestor de TI da DGM explica
que, com o auxílio da solução de gestão, a empresa triplicou a quantidade de
clientes atendidos em uma mesma região. “Com essa ampliação na atuação,
conseguimos alavancar nosso faturamento”, completa Pereira.
Outra vantagem percebida com
a automatização envolve a rotina de força de vendas, que passou a ser realizada
com o maxPedido. Por ser um aplicativo em nuvem, a consulta às informações para
fechar uma venda ficou mais facilitada, além de proporcionar um funcionamento mais estável do aplicativo e
acesso ágil aos dados, propiciando a simplificação do
processo e a melhoria nos resultados comerciais.
“Nesta solução é possível
inserir as fotos dos produtos, cadastrar ações de brindes, acompanhar as metas
em tempo real, dentre outras facilidades. Todas essas funcionalidades são
essenciais no fechamento de uma negociação e, por isso, percebemos uma rápida
adesão pela equipe de vendas, que não se mostrou resistente”, acrescenta
Anderson Braga, gestor de vendas da empresa.
Já nos pontos de vendas, que
envolvem as ações de trade marketing, as atividades passaram por várias
reformulações após a adoção do maxPromotor. Antes da solução, o controle de
auditorias era realizado manualmente, em papéis com o auxílio de planilhas, e o
acompanhamento das tarefas não permitia averiguar se o promotor estava
conseguindo executar suas funções ou cumprindo a agenda de visitas
corretamente. Agora, é possível realizar controles de check-in, de check-out e
de horário de trabalho, evitando a realização de horas extras desnecessárias.
O maxPromotor ainda detém a
sugestão de vendas entre suas funcionalidades, o que é um diferencial. Quando a quantidade de itens está
abaixo do mínimo no ponto de venda, há uma configuração na solução que dispara
uma notificação no maxPedido. Essa integração entre as aplicações evita
rupturas, facilita o processo de vendas e diminui o tempo que o vendedor gasta
em uma visita, pois ele não precisa ir à gôndola e checar o estoque. Segundo
Edmilson Ferreira, coordenador de Trade Marketing da DGM, o maxPromotor agregou
conhecimentos e certezas ao PDV.
De acordo com Thiago Melo, gerente de
desenvolvimento da MáximaTech, a liderança do Grupo Máxima no setor de
tecnologias voltadas para a cadeia de abastecimento é refletida pela busca
constante por inovações que facilitam a rotina de distribuidores, permitindo
que tenham melhores resultados e evolução.