Implementação
de ferramentas que propõem interconectividade entre os ambientes on-line e
físico devem proporcionar aos clientes da rede de lojas de calçados uma
experiência de compra agradável e segura
Com mais de 40 anos de
atuação no Estado de São Paulo, a rede varejista Mundial Calçados elegeu a Data
System, empresa de Tecnologia da Informação especializada no varejo de moda,
para executar seu projeto de Transformação Digital, que prevê a troca do ERP
(Enterprise Resource Planning), a implementação de aplicativos móveis e a
integração omnichannel das ferramentas.
A escolha pela Data System se deu em função da aderência
de suas ferramentas ao negócio da Mundial. “Desde o princípio nos chamou a
atenção o fato de a Data System desenvolver soluções pensadas especificamente
para o varejo de calçados e roupas e, ao conhecer os recursos e funcionalidades
das ferramentas, ficou evidente que havia um grande potencial de sermos
atendidos na quase totalidade das nossas necessidades”, explica Ivan da Silva,
gestor de TI da Mundial Calçados.
Uma das demandas da Mundial era a integração. A varejista
controlava muitos de seus processos, como o Financeiro e as Compras, por meio
de planilhas ou sistemas satélites, o
que tornava o antigo ERP subutilizado. Além disso, o e-commerce estava baseado
num sistema de gestão diferente das operações físicas. “Eles precisavam de uma
plataforma que centralizasse todos os processos para ter mais controles,
segurança, padronização do fluxo da rotina de trabalho e, assim, evitar
retrabalhos”, pontua Murilo Roland, gerente comercial da Data System.
Com uma ferramenta única em ambas as operações, a rede de
lojas passará a compartilhar os estoques das operações física e digital, o que
ampliará substancialmente a disponibilidade de opções de produtos para os
clientes do e-commerce, especialmente no contexto pandêmico, o qual, com o
fechamento das lojas, trouxe mais visibilidade para a necessidade de uma oferta
digital.
Ao passo que a experiência de compra à distância ganha
cada vez mais importância no comércio, a Mundial também se sentiu motivada a
buscar soluções que melhorem sua atuação digital. Para isso, a empresa
utilizará os aplicativos móveis da Data System para os processos de Compras,
Vendas e Vendas Mobile. Todos eles colocam a Mundial num patamar de experiência
de compras muito superior ao que é praticado hoje, pois são ferramentas que se
integram ao ERP e abrem um leque de oportunidades em relação à mobilidade, como
pagamento por link ou QR Code e troca em qualquer loja, independente da compra
ter sido realizada na operação física ou
on-line.
“Trabalharemos para que os novos recursos fortaleçam a
operação como um todo, criando, de fato, uma interconectividade entre o físico
e o digital para proporcionar aos nossos clientes uma experiência de compra
agradável e segura, independente do ambiente no qual eles estejam visitando e
comprando, comenta Silva.
As tecnologias da Data System entrarão em operação em 16 lojas, além do e-commerce
e do escritório administrativo. Serão poucas customizações, praticamente um
‘plug and play’. Somada à implementação, um diferencial da Data System é alocar
equipes de Customer Success para acompanhar e garantir que a Mundial tire 100%
de proveito das soluções.
Indagado sobre a representatividade do projeto para a
Mundial, Silva afirma: "será uma
transformação com uma grande oportunidade de olharmos com profundidade para
tudo que fazemos e como fazemos. Gostamos de pensar que seremos uma Mundial
ainda melhor, proporcionando interações e experiências que atendam os anseios e
necessidades dos clientes”, finaliza o gestor de TI da Mundial Calçados.