Marca de roupas lança projeto inovador que busca migrar centenas de
multimarcas para seu plano de franquias. Programa será sustentado por uma
consultoria especialista em franquias de varejo.
O ano era 2020, havia distanciamento social e o
comércio estava fechado para conter o avanço da Covid-19. Empresas estavam
correndo contra o tempo para colocarem seus e-commerces no ar e continuarem as
vendas em meio à crise. Na contramão dessa estratégia, a marca de roupas
Labellamafia decidiu suspender sua loja virtual e criar uma rede de apoio às
lojas multimarcas.
Cerca de 300 lojas, que em sua maioria já tinham entre 70% e 90% do
faturamento realizado com a venda de produtos Labellamafia, foram contempladas
com a criação de um site próprio associado ao estoque da indústria de roupas. E
não parou por aí. A marca também atendeu 1,2 mil lojas multimarcas – que são
pontos de venda - com treinamentos sobre estratégias comerciais, de vendas, de
gestão e de marketing. Foi a partir deste cenário que a Labellamafia decidiu
inovar - mais uma vez - ao criar o projeto de Franquias Start, que será
sustentado tecnologicamente pela Data System, empresa de Tecnologia da
Informação especializada no varejo de calçados e roupas.
“Quando identificamos que a nossa marca era, de fato, a que mais vendia
no PDV das multimarcas e nossa estratégia foi essencial para se manterem
durante o período de crise, pensamos em dar continuidade a essa rede de apoio,
oferecendo uma oportunidade de aumento de vendas por meio da consolidação de
uma loja exclusiva”, explica Giulliano Puga, CEO da Labellamafia.
No plano Start, as multimarcas passam a trabalhar os produtos
Labellamafia com exclusividade mediante um contrato de licenciamento de
uso da marca por um prazo de cinco anos. Entre as vantagens do programa estão o
baixo investimento e a capitalização financeira, que permite às lojas, ao
final do projeto, somarem recursos para se tornarem franquias premium. O
projeto funcionará para cidades que tenham até 100 mil habitantes ou bairros
que tenham potencial para a abertura de uma loja exclusiva, mas que ainda não
viabilizam um investimento para o projeto premium. Pelo Start, o crescimento
gira em torno de 50%, o que só é possível com um gerenciamento
eficaz. E, neste caso, o controle parte do uso do software de gestão
empresarial da Data System, que contempla um investimento competitivo.
A ferramenta, conta Puga, é essencial no apoio ao projeto, uma vez que
um dos serviços prestados pela franqueadora às lojas exclusivas é a criação de
oportunidades de melhorias do negócio e, para isso, é necessário fazer a gestão
dos dados, o que só é possível por meio do uso de sistemas e tecnologias que
facilitem o uso no PDV com foco na disponibilidade de informações e
indicadores.
A partir da tecnologia, as lojas e a franqueadora podem conduzir
estratégias imediatas para vender mais, como o desenvolvimento de coleções, a
gestão do estoque a partir da inteligência de compra, a criação de ações para
alto giro, assim como o desenvolvimento de inventários,
treinamentos e as melhorias do fluxo financeiro.
“Fizemos contato com várias empresas de software e na apresentação
percebemos que a Data System detém os melhores atendimento e experiência de PDV
em varejo e franquias, além do preparo para proporcionar ao lojista o
omnichannel, que era uma das nossas premissas para a escolha do sistema, pois
queremos implantá-lo em breve”, aponta Puga.
As lojas franqueadas que já estavam em funcionamento também passam a
usar o ERP da Data System, garantindo disponibilidade web e mobile ao acesso de
dados para tomadas de decisão em tempo real. “O diferencial do Data System,
além da usabilidade, é o suporte humanizado. A empresa fala a língua do varejo.
Com isso, as ferramentas tornam o gerenciamento mais ágil e assertivo. O
aplicativo de inventário, por exemplo, tornou possível realizar a contagem de
estoque em uma hora. Sem a ferramenta, o lojista levava um dia inteiro e ainda
tinha que fechar sua operação. Hoje, o ERP da Data System se tornou a principal
ferramenta de gestão para o canal de franquias”, explica Puga.
Para o CEO da Labellamafia, a Data System se soma ao projeto de
franquias fornecendo a sustentação para o controle do projeto e a tomada de
decisões estratégicas a partir de dados. “Sentimos na Data System a confiança e
vontade de querer crescer junto com nós, e podemos afirmar que o ERP vai
impactar 100% positivamente nossa operação em relação ao que usávamos
anteriormente”, finaliza Puga.
De acordo com Rodrigo Roland, CEO da Data System, o projeto com a
Labellamafia mostra o quanto a especialização do sistema de PDV, em especial
com a integração de dados das áreas da loja, traz eficiência para gestão e uma
visão holística.