Marisol garante agilidade na gestão dos negócios com solução QlikView

A Marisol Indústria do Vestuário – uma das maiores empresas nacionais do segmento - contabiliza ganhos operacionais e estratégicos intangíveis após dois anos de utilização do QlikView, software de Business Intelligence (BI) da desenvolvedora sueca QlikTech. Adotado por 195 usuários, o sistema vem possibilitando análises gerenciais complexas, ágeis e seguras que apóiam a tomada de decisão e auxiliam no acompanhamento de suas áreas comercial e financeira.
A implementação realizada pela equipe de TI da Marisol teve como parceira a Nórdica Software, Master Reseller da QlikTech no Brasil, especializada nas melhores práticas de implementação da solução no setor de varejo. “O projeto iniciou com a preparação da base de dados para a disponibilização das visões desejadas e a instalação da infra-estrutura, as duas etapas duraram quatro meses”, lembra Jovino Lopes, gerente de TI da Marisol.
A decisão de adquirir uma solução de gerenciamento de informação veio da necessidade de otimizar o processo de obtenção dos indicadores administrativos realizado anteriormente por meio de planilhas ou programas específicos, método que era demorado e nem sempre atendia à demanda. O QlikView foi escolhido pela simplicidade de uso, variedade de funções, facilidade de implementação e por oferecer um excelente tempo de resposta. “Após oito dias de treinamento, a equipe de desenvolvimento de sistemas já estava apta a utilizar a ferramenta para criar as consultas e o treinamento com os usuários não levou mais que duas horas”, conta ele.
A tecnologia é utilizada por analistas das áreas operacionais, coordenadores, gerentes e diretores em três plantas da empresa, Jaraguá do Sul – SC, Pacatuba – CE e Novo Hamburgo – RS. O software permite a consulta de índices como vendas, faturamento, cotas, margem de contribuição e demonstrativo de resultados. “Incorporamos a cultura de uso de uma ferramenta de BI para nos proporcionar resultados ágeis e precisos na tomada de decisão”, conta Lopes.
Convicta de que está obtendo um retorno do investimento, que é inquantificável ao assegurar a melhor tomada de decisão através da avaliação apurada dos diferentes cenários de negócio, a Marisol já tem planos de estender o emprego da solução para a área industrial nos próximos quatro meses e incluir 40 novos usuários, assim como para atender à necessidade de novos indicadores em qualquer setor.
Atualmente, a companhia produz 95% do que comercializa, o que corresponde a mais de 12,5 milhões de peças de roupas, dois milhões de pares de calçados infantis e 1,6 milhões de pares de meias por ano.
Detentora das marcas Rosa Chá, Stereo, Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Babysol, Marisol, Pakalolo, além da Marisol Franchising e da rede de valor One Store, a empresa catarinense demonstra toda sua versatilidade na versão das grifes que compõem seu quadro institucional.
Contando com o apoio de mais de 5.900 colaboradores e uma rede de 142 franquias no Brasil, a Marisol busca ser reconhecida como gestora de marcas e canais de distribuição no segmento do vestuário.