BRASILAGRO OBTÉM 100% DE ASSERTIVIDADE EM PROCESSOS APÓS ADOÇÃO DO SAP

Empresa do setor de agronegócio aperfeiçoa sua gestão e sai à frente dos concorrentes com a implementação do ERP alemão

Para suportar uma demanda crescente com foco na expansão dos negócios e a meta de ser um referencial em termos tecnológicos do mercado agropecuário, a Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas, BrasilAgro, líder no negócio de aquisição e desenvolvimento de propriedades agrícolas no Brasil com alto potencial de valorização, apresenta resultados acima do esperado com a adoção do ERP (Enterprise Resource Planning) da desenvolvedora SAP, líder mundial em sistemas corporativos.

Para a implementação da solução de gestão empresarial, a organização buscava uma consultoria que melhor se adaptasse aos pré-requisitos do projeto e à complexidade da companhia, que mantém propriedades distribuídas em 160 mil hectares e 8 fazendas. O projeto ficou sob responsabilidade da Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI (Tecnologia da Informação). “A integradora mostrou diferenciais para atender às particularidades do segmento, assim como um extenso conhecimento e experiência comprovada com características indispensáveis para apoiar nossos processos de negócio”, comenta o diretor administrativo da BrasilAgro, Gustavo Lopez.

O escopo do projeto foi desenvolvido em seis meses e envolveu um investimento de R$ 1,4 milhão, que incluiu licença, manutenção, datacenter, compra de softwares complementares e implementação. “Existem 3 variáveis que impactam significativamente no resultado da companhia: o clima, o preço dos commodities e os custos diretos e indiretos. Não podemos controlar o clima nem o preço dos produtos que produzimos, no entanto podemos controlar os custos. Com o sistema da SAP administramos todo o processo operacional e otimizamos recursos nos orçamentos, , pois os gestores conseguem remanejar valores e não gastam nada além do que estava previsto”, pontua o executivo.

Com uma estrutura tecnológica confiável, todos os benefícios resultaram em uma melhoria significativa, possibilitando que a organização virasse referência no mercado agropecuário por ter seus processos 100% informatizados, o que aumentou a possibilidade de controlar custos e assegurar a margem.

Por ser uma empresa listada na Bovespa, a BrasilAgro necessitava de um rápido acesso às informações e o software SAP, aliado à agilidade e expertise da Sonda Procwork, agregaram isso. “Nossos maiores desafios foram atingidos plenamente, que eram integridade e clareza nas operações e o cumprimento do cronograma à risca devido à obrigatoriedade do projeto ser finalizado antes de virar o ano fiscal, que ocorreu em julho de 2009”, afirma Lopez.
Para se beneficiar ainda mais do desempenho da ferramenta, os executivos sentiram a necessidade de consolidar as informações das propriedades espalhadas pelo Brasil e por isso, a companhia está investindo em mais um módulo, o de Consolidação.

Ainda segundo Lopez, o know-how da equipe da Sonda Procwork fez toda a diferença durante o desenho, implantação e treinamento. “É perceptível a preocupação que a empresa mantém em relação ao nível de conhecimento, qualificação e experiência dos consultores e isso foi sentido pelos diretores e por mais de 40 usuários que utilizam a ferramenta”, completa ele.

Para o gerente de negócios da área de delivery da consultoria, Paulo Eduardo Villena Figueira, a equipe de implementação disponibilizou à BrasilAgro um aplicativo seguro, ágil e moderno que está perfeitamente alinhado ao template voltado para agronegócios. “Durante o levantamento da proposta, o cliente esclareceu todas as dúvidas e sugeriu melhorias no escopo pretendido e isto permitiu a execução de um projeto com pouquíssimas discussões relacionadas à fase inicial”, conta.

O maior desafio em uma implementação SAP é a mudança de cultura dos colaboradores e na BrasilAgro não foi diferente, porém, o tempo de instalação de um novo cenário foi muito rápido. “Os usuários não tiveram tanta resistência em abandonar suas planilhas ou outros tipos de controle altamente personalizados para um sistema de ERP, e isso foi um fator positivo para a adoção de um novo conceito de gerenciamento de dados”, finaliza Figueira.