Desenvolvedores e integradores apresentam seu portfólio de soluções e serviços voltados para o desenvolvimento de sistemas durante o Brateste 2010

Empresas como IBM, Microsoft e HDI são algumas das organizações que participam da terceira edição do evento

A maioria das empresas arca com altos custos para produção de seus softwares por desprezarem a importância da realização de testes e por ignorarem a prática que traz benefícios indiretos, como diminuição do risco de desgaste com o cliente, contenção de gastos com futuras manutenções corretivas e aumento da confiabilidade e competitividade dos produtos.
Para comprovar os ganhos que um acompanhamento adequado do processo de teste de sistemas em desenvolvimento pode agregar às linhas de negócios das companhias, o 3º Seminário Brasileiro de Teste de Software (BRATESTE), realizado pela Associação Latino-Americana de Teste de Software (ALATS), que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março, em São Paulo, confirma a participação das principais desenvolvedoras e consultorias brasileiras e globais atuantes nesta área.
Empresas como IBM, Microsoft, Grupo HDI, Base 2, Powerlogic, Prime Informática, T&M e Instituto de Teste de Software (iTeste) expõem suas iniciativas voltadas para o setor através de palestras e exposição de suas propostas para intensificar a quebra de paradigmas de que o processo de teste de software deve ser feito somente no final do projeto.
Segundo estudos realizados no mercado, já é comprovado que os custos de correção de erros crescem significativamente durante o ciclo de vida do software, assim como seu valor total de produção é maior em organizações que não investem em testes.
Entre as novidades apresentadas está a da IBM Rational, área da multinacional dedicada a esta função, que anunciará o lançamento de seu novo centro colaborativo de gestão de testes, o IBM Rational Quality Manager. Seu foco será prover os recursos necessários para o planejamento e a implementação das técnicas de teste desde o início do desenvolvimento. O centro trabalha com ferramentas 2.0, que integram à plataforma aberta Jazz.net para geração de relatórios periódicos com métricas e mensuração do impacto dos projetos entregues.
Já o Grupo HDI, companhia nacional de tecnologia de testes em softwares corporativos, que se apóia na plataforma STARC (Sistema de Teste Automatizado com Reutilização de Código), apresenta sua metodologia de Alta Automação em Certificação de Sistemas e as novidades no campo de certificações integradas de hardware e software, além de demonstrar sua mesa robótica para testes múltiplos e simultâneos.
Reforçando a exposição de sua oferta, o CEO do Grupo, Marco César Bassi, ministra uma palestra sobre o tema “Uma proposta de ROI para projetos de automação e alta automação de testes”, uma abordagem para cálculo de retorno de investimento nos projetos.


A Powerlogic, em parceria com a Base 2 e a Prime Informática, divulga sua solução multidimensional jCompany QA Suíte que reusa, integra e estende de várias formas um largo espectro de produtos relacionados a Open source QA. A Prime também apresenta sua expertise na certificação de software por meio de sua Central de Testes, que tem como papel suprir uma carência por capacitação profissional, gestão de projetos, levantamento de requisitos e mapeamento de processos.
Outra instituição que também confirma sua presença na terceira edição do Seminário é o iTeste, consultoria e prestadora de serviços em TI credenciada pela ALATS, que traz sua metodologia aplicada em offshore por meio de uma palestra intermediada por Koen Mortelmans, líder de projeto da empresa belga LetterGen. Morterlmans dará seu depoimento sobre o trabalho realizado pelo iTeste na companhia, que envolveu o desenvolvimento de software na Índia e sua validação no Brasil.
E em parceria com a Microsoft, a T&M Testes de Software, que atua com ênfase em Quality Design, Assurance e Control, vai aproveitar a ocasião para fazer o anúncio de um lançamento inédito durante a palestra, conforme informou o Prof. Martin Tornquist, sócio-diretor da T&M. No estande, além de cursos de capacitação em certificação de software, serviços de Verificação & Validação, testes de ciclo de vida, Governança de Qualidade, a companhia apresenta a T&M FIXSolutions, uma divisão criada especialmente para atender às necessidades do mercado financeiro em qualquer estágio da implantação do protocolo FIX, no Brasil e no exterior. Plano de
Testes
3º Seminário Brasileiro de Teste de Software (BRATESTE)
Datas: 16,17 e 18 Junho de 2010
Horário: 9h às 18h
Local: Renaissance São Paulo Hotel
Endereço: Alameda Santos, 2233
Informações pelo telefone (21) 3231-9027 ou e-mail richelle@alats.org.br
Inscrições através do site www.alats.org.br