GRUPO COSMOQUÍMICA ADOTA SOLUÇÃO DE GESTÃO DE DEPÓSITOS PARA APOIAR O CRESCIMENTO DE SUA OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA

Distribuidora de produtos químicos implementa software da Store Automação para suportar a ampliação de sua oferta de serviço

Após detectar uma demanda promissora no mercado pela terceirização da armazenagem de ítens manipulados nas áreas químicas, a Cosmoquímica, com mais de 40 anos de atuação na distribuição, industrialização e análise para o segmento, lança uma nova operação de armazém geral para atender às necessidades físicas e fiscais das corporações, denominada Cosmolog Logística Integrada (Cosmolog).

Com a expectativa de dobrar o faturamento atual de serviços, a companhia investiu em uma nova infra-estrutura e em aplicativos que assegurassem a adequação aos altos padrões de segurança. Para obter o controle rigoroso desejado na movimentação de um estoque com mercadorias de alto valor agregado, a empresa optou pela aquisição da solução de gestão de armazéns, Store/WMAS (Warehouse Management System), da Store Automação, uma das principais fornecedoras de TI voltadas para o setor de logística.

“Nossa estratégia foi implantar a ferramenta antes do início da operação para assegurar de imediato a máxima agilidade e qualidade no atendimento aos clientes”, conta Jussara Araújo, gerente de logística da Cosmoquímica. Após uma seleção com alguns fornecedores de TI, a Cosmoquímica escolheu a tecnologia da Store, que também disponibilizou os serviços de implementação, suporte, treinamento e consultoria por ter sido bem recomendada por sua própria carteira de clientes. “A expertise da equipe da desenvolvedora atendeu aos nossos requisitos e a empresa continua nos apoiando para a inovação de nossos processos logísticos”, afirma a executiva.

Com uma média de movimentação diária de 1000 itens e 300 toneladas distribuídos em pallets e tanques, a empresa administrava anteriormente os processos em planilhas Excel, o que maximizava a ocorrência de erros e impedia a evolução da prestação de serviço. “Nossas expectativas em relação à adoção do Store/WMAS consistem no aumento da produtividade e da capacidade de previsão do estoque e da movimentação decorrentes da atual confiabilidade das informações, além da eliminação de duplicidades e retrabalhos”, ressalta Jussara.

A Store cumpriu o prazo estipulado de um mês para a implementação do aplicativo, que envolveu simulações reais de operação e transferência de mercadorias nos depósitos da empresa, agilizando o trâmite para o go-live. “A implementação aconteceu no prazo que havíamos definido, devido ao conhecimento da equipe da Store a respeito da legislação dos armazéns gerais e ao seu bom relacionamento com os agentes fiscalizadores,” comenta ela.

Com uma planta de 26.000 metros quadrados de área total e 8.400 de área construída, o Grupo Cosmoquímica é responsável pela movimentação de produtos líquidos, embalados e de amostras, inclusive inflamáveis, de empresas de setores que exigem extremo cuidado na manipulação, como o farmacêutico. “A Cosmolog inicia suas atividades com cinco clientes e pretende chegar no máximo a dez para continuar zelando pela total segurança e eficiência de suas operações”, explica a líder da área de logística da Cosmoquímica.

A executiva ainda comenta que a ferramenta foi assimilada com facilidade pelos colaboradores e um diferencial que ganhou muito destaque foi a possibilidade da companhia consultar em tempo real a localização dos produtos no armazém geral via internet. A indústria já prevê em 2010 a extensão do contrato com a Store para a introdução do sistema de identificação por radio freqüência (RFID) e para 2011 planeja a ampliação da capacidade de armazenagem e distribuição dos produtos inflamáveis.

Segundo Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store Automação, este segmento é um dos que possui a maior variedade de produtos com particularidades distintas e fatores de risco preocupantes como a periculosidade. “Para atender às exigências da área, investimos constantemente na evolução do Store/WMAS trabalhando de forma especializada com os diversos tipos de materiais químicos existentes e seus cuidados específicos, o que garante a consolidação de uma oferta completa e abrangente que adere aos diferentes modelos de negócio do setor”, conclui ele