Sonda Software lança solução de inteligência fiscal integrada ao Business Intelligence da SAP

Para transformar as áreas fiscais em núcleos geradores de receita para as empresas, nova unidade de soluções da Sonda Procwork cria pré-configurado utilizando a solução SAP Business Objects

Para marcar uma nova iniciativa no mercado, a Sonda Software, unidade fiscal da Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI (Tecnologia da Informação), lança uma solução de BI Fiscal para transformar a área fiscal, reconhecida como departamento gerador de custos às empresas, em divisão estratégica. A iniciativa, que envolve a utilização da solução de Business Intelligence da SAP, o Business Objects, tem como meta alavancar receitas às organizações a partir da análise de dados utilizados para as declarações fiscais.

“A área fiscal está ganhando espaço na tomada de decisão das empresas. Se de um lado as obrigações com o Fisco faz com que as companhias gerem conteúdos organizados, por outro esta tarefa oferece a oportunidade de análise para a diminuição dos efeitos da carga tributária”, comenta Eduardo Borba, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sonda Software.

Um exemplo dessa oportunidade que é citada pelo executivo está no processo de compra e venda de produtos, que resultam em débito e crédito de imposto. “Quando uma empresa faz suas compras, ela gera créditos fiscais. E quando vende, é pago o imposto sob a venda. Para abater o crédito de seus encargos, é preciso vender no mesmo Estado em que se realizou a compra. Portanto, uma empresa com filiais pode programar a compensação de débito e crédito através de suas diferentes unidades, fazendo uso de seus benefícios fiscais para alavancar seus resultados”, explica Borba.

A solução será ofertada inicialmente aos 350 clientes usuários da base fiscal da organização. “Este lançamento também possibilita que a área fiscal dessas empresas consiga reverter os altos investimentos realizados pelas novas obrigatoriedades exigidas pela Receita Federal através da geração de receita, assim como coloca esses departamentos como influenciadores para as tomadas de decisão das companhias”, resume Marcelo Boriero, diretor de vendas SAP da Sonda Procwork.