GFT cresce e supera as expectativas no primeiro semestre de 2010

Grupo termina o segundo trimestre com um faturamento de 114,68 milhões de euros

O Grupo GFT, um dos maiores fornecedores internacionais de serviços de TI para o segmento financeiro, registrou um resultado alentador durante o primeiro semestre de 2010. Tanto o faturamento de 114,68 milhões de euros, quanto o lucro de 4,64 milhões de euros antes dos impostos (Ebitda), superaram as previsões de crescimento da empresa e destacam uma forte retomada da atividade empresarial. “Devido aos bons resultados do primeiro trimestre, fomos capazes de manter nosso posicionamento nos meses posteriores”, afirma Ulrich Dietz, presidente do Comitê Executivo do Grupo GFT. Apoiada na recuperação econômica internacional, a companhia pretende crescer ainda mais neste segundo semestre. “Nossa estratégia focada no setor financeiro e na área de engenheiros e especialistas em TI é um sucesso. Vemos um potencial de crescimento enorme em ambas áreas para os próximos anos”, acrescenta Dietz.

Os bons resultados envolveram o Reino Unido, a Espanha e os EUA. Durante os seis primeiros meses de 2010, o Grupo GFT gerou um faturamento de 114,68 milhões de euros – 9% a mais do que o mesmo período do ano passado. Em comparação com a cifra de 54,43 milhões de euros dos três primeiros meses de 2010, o crescimento do segundo trimestre foi de 11%, chegando a 60,25 milhões de euros. A área de serviços da GFT foi, em grande parte, a principal responsável por este movimento positivo. Registrando um crescimento de 30% neste primeiro semestre, a receita advinda de serviços atingiu a casa de 56,2 milhões de euros no período. “Impulsionado principalmente pela forte demanda do setor financeiro, especialmente pelos serviços de outsourcing e pelas soluções de TI para bancos corporativos e de investimento, nos últimos meses houve um notável retorno à estabilidade dos mercados e a demanda está aumentando novamente", afirma Carlos Eres, CEO da GFT na Espanha e no Brasil. O faturamento gerado pelos clientes no Reino Unido aumentou em 73%, enquanto a Espanha elevou sua receita em 48% e os EUA em 77%.

Este movimento crescente também envolve o aumento do número de colaboradores. Se comparado ao mesmo período de 2009, nesses seis primeiros meses a GFT contratou 235 novos profissionais, totalizando 1.209 colaboradores, ou seja, 24% a mais que no ano anterior. “Se a nossa meta para 2010 era aumentar nossa equipe para 1.200 profissionais, já alcançamos o objetivo. E, diante deste cenário, até o final deste ano pretendemos contratar mais 100 profissionais”, adianta Eres. Espera-se que a maioria dos novos contratados seja alocada nos centros de desenvolvimento localizados no Brasil e na Espanha.

Sobre a GFT

O Grupo GFT é um prestador de serviços de TI e provedor de soluções inovadoras com presença internacional. Seus 20 anos de experiência fazem da GFT um parceiro estratégico e confiável em TI. Por meio de suas empresas, serviços e recursos, a corporação oferece eficiência e rentabilidade para os processos de negócio de seus clientes e os apóia na melhoria de sua competitividade. Na área de serviços, a companhia é uma das principais fornecedoras globais para o setor financeiro, combinando seu know-how em tecnologia e projetos e sua especialização no setor financeiro, sendo responsável pelo desenvolvimento, pela implementação e manutenção sob medida dos aplicativos de TI.

Na área de recursos, a GFT dispõe de especialistas de TI para as empresas em todos os setores, que são capazes de assumir a gestão completa da venda dos produtos e serviços, sustentada por sua base de dados de peritos que reúne 180.000 profissionais.

A organização opera na Espanha desde 1996, onde emprega mais de 850 profissionais distribuídos por seus escritórios em Barcelona, Madrid, Valência e Zaragoza. Os serviços prestados nas unidades de Sorocaba e São Paulo, no estado de São Paulo, Brasil, são controlados da sede espanhola. Fundada em 1987 por Ulrich Dietz, atual CEO do Grupo, a GFT atingiu em 2009 um volume de negócios de 216,8 milhões de euros e possui atualmente cerca de 1.100 colaboradores em sete países. Suas ações estão cotadas no Prime Standard da Bolsa de Frankfurt e pertencem ao GEX (German Entrepreneurial Index).