POS Integrated Solutions traz para o Brasil novas técnicas para o varejo de alimentos e bebidas aumentarem seus lucros

Integradora especializada em gestão de estabelecimentos apresenta produtos e soluções difundidas no exterior que permitem a ampliação da participação no mercado e o crescimento da receita

Diante do agravamento das pressões econômicas mundiais sobre as empresas varejistas de diversos países, que precisam demonstrar rendimentos satisfatórios que superem a bruta queda de faturamento que atingiu a maioria dos negócios do setor, a Tecnologia da Informação (TI) tem se tornado um aliado para os restaurantes, bares e redes de fast food, que descobriram na tecnologia uma ferramenta para acelerar seus desenvolvimentos com base na eficiência operacional.

Essa tendência também se estendeu ao Brasil. De acordo com a ECD Consultoria, nos últimos cinco anos o mercado vem se expandindo exponencialmente. Diariamente, 60 milhões de brasileiros realizam suas refeições fora de casa, ou seja, em torno de 32% da população do País. Isso resulta em um montante anual de 22 bilhões de transações comerciais, o que representa em torno de R$ 420 milhões por dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) aponta que o segmento fatura R$ 154 bilhões e gera aproximadamente seis milhões de empregos.

Para apoiar as organizações na penetração sustentável na indústria nacional de alimentos e inseri-las no universo das maiores tendências internacionais, como o comércio eletrônico e as novas formas praticadas de fidelização dos clientes, a POS Integrated Solutions, distribuidora exclusiva no País do sistema Aloha, fornecida pela líder global no desenvolvimento de soluções de automação comercial, Radiant Systems, oferta ao mercado brasileiro os aplicativos adotados mundialmente, atualizados com as melhores práticas do mercado internacional. “Nosso portfólio permite a proteção dos dados corporativos e a prevenção de fraudes, além de gerenciar os trâmites operacionais e fiscais e as ações promocionais”, comenta Luiz Roberto Bento, presidente da POS.

A estratégia da POS é alavancar o desempenho dos estabelecimentos e possibilitar aos gestores maior foco no core business, provendo um software completo de gestão e uma prestação de serviço especializada que assegure a maior qualidade e agilidade no atendimento. “Tanto no Brasil como no mundo, os fatores determinantes para o sucesso das vendas é a segurança das transações eletrônicas, a otimização das operações e a satisfação dos clientes”, afirma Manny Pegado, diretor internacional de vendas para a América Latina e Caribe da Radiant Systems.

A Radiant Systems, desde 2005, tem investido anualmente US$ 30 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, a companhia já está oferecendo ferramentas voltadas para os comerciantes que operam no comércio virtual como leitores de tarja magnética codificados em terminais e acesso remoto por tokenização dos dados do cartão ao portador. Para atender às rigorosas demandas por segurança da informação nas compras efetuadas via internet, a Radiant lançou tecnologias inovadoras para ampliar os sistemas de armazenagem das corporações e oferecer um suporte remoto de acordo com suas necessidades.

O sistema Aloha se baseia em pilares estratégicos para se diferenciar dos outros produtos similares. “Temos como premissa para mantermos nossa liderança global no mercado de automação comercial a garantia de ROI (Return Of Investment), que é resguardada às organizações, assim como maior operabilidade da estrutura de hardware, uma metodologia atestada que possibilita a expansão para novos segmentos, adequação às normas de segurança, inteligência digital e centralização da base de dados”, explica Pegado.

Outro diferencial da Radiant Systems é o seu engajamento na preservação do meio ambiente, disponibilizando equipamentos com baixo consumo de energia e maior tempo de uso, comercializados nos Estados Unidos por meio de leasing. Já aqui no Brasil, as máquinas são adquiridas pelos comerciantes.

Segundo a Associação Norte-Americana dos Restaurantes, os estabelecimentos perdem cerca de 4% do total das vendas devido a roubos, desperdícios e vazamentos de informações, sendo a maior parte dessa perda causada por desvios dos empregados. “Com base nessa estatística, desenvolvemos o Restaurant Guard, primeiro aplicativo anti-fraude para o setor, que detecta todas as possíveis irregularidades financeiras dos pontos de venda”, ressalta o executivo.

O aplicativo anti-fraude é adotado em mais de 3.600 estabelecimentos no mundo. Estima-se que a ferramenta Aloha seja responsável pela economia de mais de US$ 54 milhões na indústria alimentícia global.

Sobre a POS Integrated Solutions

Com a proposta de prover um modelo de gestão integrado para os estabelecimentos comerciais, a POS Integrated Solutions conta com um portfólio que abrange a tecnologia Aloha, líder mundial em automação comercial, infra-estrutura, orientação estratégica, soluções fiscais e suporte operacional.

Detentora de uma carteira de mais de 400 clientes, como IMC, Burger King, Pizza Hut, Wraps e Fogo de Chão, a companhia se destaca por sua experiência no segmento varejista, considerado o mais complexo da cadeia no que tange à gestão, e por seu know-how em se adequar aos inúmeros tamanhos e às diversas particularidades de cada modelo de negócio.

Provendo o controle das operações e das estratégias do negócio, que engloba as obrigações fiscais, a retaguarda e as ações promocionais a partir do ponto de venda, a POS aposta na flexibilidade de sua oferta, no atendimento personalizado, na inovação de seus produtos e serviços e na garantia de ROI (Return of Investment) ao cliente. Além dos equipamentos fornecidos demandarem um baixo consumo de energia e menor custo de propriedade, o aplicativo Aloha dispõe da funcionalidade para auditoria automática contra fraudes nos estabelecimentos, único sistema de prevenção de desvios financeiros do mundo.

Para atender à necessidade dos comerciantes por uma integração entre os dados gerados na frente de loja e o software de gestão, a POS também oferece um programa para conexão com as ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning), em especial da SAP, homologado pela IMC, um dos maiores grupos alimentícios da América Latina, que reúne as marcas Viena, Frango Assado e Brunella.